Sob a égide da pós-verdade e dos multiletramentos

o discurso do movimento antivacinação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v17i2.18670

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Multiletramento, Meme, Movimento Antivacina.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o discurso da pós-verdade em movimentos antivacinação infantil durante o contexto pandêmico do Covid-19. O aporte teórico-metodológico que embasa este trabalho é a Análise do Discurso de orientação francesa, a partir dos preceitos de Foucault (2008, 2014), Paveau (2020), dentre outros. Para estabelecermos, um diálogo com o ensino, integramos ao devido pressuposto a perspectiva bakhtiniana dos gêneros discursivos, em sua relação com os novos e multiletramentos, propostos por Rojo (2004, 2008, 2012, 2015), Soares (2002) e outros autores. Trata-se de uma pesquisa empírica de cunho interpretativo que toma como corpus memes, coletados na rede social Instagram, que, em sua configuração enunciativa, pautada no fundamentalismo político e religioso, faz coro com o movimento antivacinação infantil, subvertendo sua relevância. Como resultado, verificamos a crescente difusão de fake news e o seu impacto sobre a regularização da pós-verdade em reproduções massivas nas redes sociais, o que nos intima a problematizá-las em sala de aula e a refletir sobre o papel da web em estudos de multiletramento.

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Biografia do Autor

Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Lima, Universidade Estadual de Goiás (UEG / UNUINHUMAS)

Graduada em Letras/Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (1996), Especialista em Linguística pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2000), Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2005), Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2011), Pós-Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2013), Pós-Doutora em Linguística e Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2023). É docente do Curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás.

Sara Pereira, Universidade Estadual de Goiás (UEG / UNUINHUMAS)

Mestranda em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás – UFG, Especialista em Linguagem, Cultura e Ensino pela Universidade Estadual de Goiás – UEG/UNUINHUMAS (2022), Graduada em Letras, com Habilitação em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Goiás – UEG/UNUINHUMAS (2019). Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura Plena - pela Universidade Federal de Goiás – UFG (2018).

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Publicado

2023-12-14

Como Citar

LIMA, F. F. P. de A.; PEREIRA, S. Sob a égide da pós-verdade e dos multiletramentos: o discurso do movimento antivacinação infantil. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 109–122, 2023. DOI: 10.35499/tl.v17i2.18670. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/18670. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO