Produção textual, forma e função dos gêneros textuais a partir de jogos didáticos
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v10i1.1864Palavras-chave:
Jogos didáticos, Ensino, Gêneros textuais, Produção textualResumo
O objetivo geral desse trabalho é elaborar jogos didáticos que envolvam gêneros textuais e a produção textual visando o desenvolvimento da competência discursiva no Ensino de Língua Portuguesa do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. Como embasamento teórico, utilizamos os pressupostos de Marcuschi (2005;2008), Geraldi (2011), Bezerra (2005), Bakhtin (1992), os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Antunes (2003) e Bazerman (2006). A pesquisa é bibliográfica, qualitativa, envolve leitura de referencial teórico e elaboração de seis jogos didáticos: dominó, boliche, perguntas e respostas, memória, quebra-cabeça e baralho; os quais envolvem a interface forma e função dos gêneros textuais e produção textual a partir dos mesmos. Os jogos didáticos se constituem como ferramentas pertinentes no ensino de língua portuguesa, pois propicia o aprendizado de forma lúdica, prazerosa e significativa.Downloads
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Publicado
2016-07-20
Como Citar
PEREIRA, A. M. Produção textual, forma e função dos gêneros textuais a partir de jogos didáticos. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 9–20, 2016. DOI: 10.35499/tl.v10i1.1864. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/1864. Acesso em: 23 dez. 2024.
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