Produção textual, forma e função dos gêneros textuais a partir de jogos didáticos

  • Aline Maria Pereira UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
Palavras-chave: Jogos didáticos, Ensino, Gêneros textuais, Produção textual

Resumo

O objetivo geral desse trabalho é elaborar jogos didáticos que envolvam gêneros textuais e a produção textual visando o desenvolvimento da competência discursiva no Ensino de Língua Portuguesa do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. Como embasamento teórico, utilizamos os pressupostos de Marcuschi (2005;2008), Geraldi (2011), Bezerra (2005), Bakhtin (1992), os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Antunes (2003) e Bazerman (2006). A pesquisa é bibliográfica, qualitativa, envolve leitura de referencial teórico e elaboração de seis jogos didáticos: dominó, boliche, perguntas e respostas, memória, quebra-cabeça e baralho; os quais envolvem a interface forma e função dos gêneros textuais e produção textual a partir dos mesmos. Os jogos didáticos se constituem como ferramentas pertinentes no ensino de língua portuguesa, pois propicia o aprendizado de forma lúdica, prazerosa e significativa.

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Biografia do Autor

Aline Maria Pereira, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

Possui Mestrado em Letras: Linguagens e Representações pela Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC (2011). Especialização em Leitura, Interpretação e Produção de Texto pela FACSUL/UNIME (2009) e graduação em Letras e Artes-Espanhol pela UESC (2007). É Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus X - Teixeira de Freitas e integrante do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Cultura, Educação e Linguagens (GEICEL). Tem experiência na área de Língua Portuguesa e Linguística, atuando, principalmente, nos seguintes temas: gêneros textuais, ensino de Língua Portuguesa, produção de texto e processos de construção de sentidos.

Publicado
2016-07-20
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EXPEDIENTE