Clarice Lispector na sala de aula

uma leitura do conto “Os desastres de Sofia” à luz dos elementos da narrativa e da composição temática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v17i2.17985

Palavras-chave:

: Clarice Lispector;, Composição narrativa, Elaboração temática, Conversa literária.

Resumo

A presente proposta tem como objetivo analisar o conto Os desastres de Sofia, de Clarice Lispector, sob duas perspectivas: os elementos da narrativa e a composição temática. No tocante aos elementos da narrativa, damos destaque ao enredo, cuja cadeia de eventos é desatada a partir do ponto de desenlace da história: a escrita subversiva de um texto. Também é relevante o papel da narradora-protagonista, Sofia, e como ela contribui para a construção do significado dessa narrativa, desvelando, por exemplo, o personagem professor. Esse personagem também merece destaque nas discussões por causa da posição avassaladora que parece ocupar na vida da narradora-protagonista. Ademais, dada a natureza ampla de temas suscitados pela narrativa clariceana, fizemos um recorte temático, portanto, discorremos sobre a transformação individual dessas personagens, o nascimento de uma escritora e o que denominamos de ecos autobiográficos dessa narrativa. Tais discussões, embora em forma de recortes, dão indícios da riqueza composicional e temática da escrita clariceana. Para amparar teoricamente essas discussões, recorremos aos estudos de Nunes (1989), Leite (2002), Ferreira (2007) e Hatoum (2014). Por fim sugerimos, como atividade para a sala de aula, uma conversa literária (Bajour, 2012) para ser desenvolvida em turmas da Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila Vieira Nanes dos Santos Galvão, Universidade Federal de Campina Grande(UFCG)

Professora de Língua Portuguesa da SEDUC-PE e Tutora a distância do curso de Licenciatura em Letras
e suas Literaturas (UPE). Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino - PPGLE/UFCG, na área de Estudos Literários. Mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras – UPE/Campus Garanhuns).

 

Referências

ALMEIDA, C. M. Conhecer, observar e deduzir. In: SÉGUR, Condessa de. Os desastres de Sofia. Rio de Janeiro: Editora Fábula, 2019.

BAJOUR, C. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. Tradução de Alexandre Morales. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.

CALLADO, A. O dia em que Clarice desapareceu. Perto de Clarice. Rio de Janeiro, Casa de Cultura Laura Alvim, 1987 apud GOTLIB, N. B. Clarice: uma vida que se conta. 7. ed. rev. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013

FERREIRA, E. M. A. Clandestina felicidade: infância e renascimento na obra de Clarice Lispector. 2007. Disponível em:

GANCHO, C. V. Como analisar narrativas. São Paulo: Editora Ática, 1991.

HATOUM, M. Clarice Lispector, a travessia da linguagem. 2014. Disponível em: <https://www.blogletras.com/2014/12/clarice-lispector-travessia-da-linguagem.html>

LEITE, L.C. O foco narrativo. São Paulo: Editora Ática, 2002.

LISPECTOR, C. Os desastres de Sofia. In: Legião estrangeira. 2009.

PELLEGRINO, H. Perto do coração selvagem. Perto de Clarice. Rio de Janeiro, Casa de Cultura Laura Alvim, 1987 apud GOTLIB, N. B. Clarice: uma vida que se conta. 7. ed. rev. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013

ROSENBAUM, Y. Metamorfoses do mal: uma leitura de Clarice Lispector. 1. Ed. 1. reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

Downloads

Publicado

2023-12-14

Como Citar

GALVÃO, S. V. N. dos S. Clarice Lispector na sala de aula: uma leitura do conto “Os desastres de Sofia” à luz dos elementos da narrativa e da composição temática. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 191–202, 2023. DOI: 10.35499/tl.v17i2.17985. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/17985. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS