Atos de leituras em língua estrangeira nas infâncias:

ressonâncias propositivas para o desenvolvimento da competência comunicativa intercultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v18i1.17506

Palavras-chave:

Atos de leitura, Infâncias, Competência comunicativa, Interculturalidade, Língua estrangeira

Resumo

A pesquisa produziu compreensões propositivas sobre atos de leituras e o desenvolvimento da competência comunicativa intercultural infantil a partir de análises do Referencial Curricular Municipal para o Ensino Fundamental. O interesse científico para a língua estrangeira nos anos iniciais evidencia nossas inquietações para conhecer o que diz o documento oficial e para produzir ressonâncias teóricas e metodológicas para contextos de aprendizagens nas infâncias. Os fundamentos teórico-metodológicos são inspirados na Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial, a partir de Macedo (2004, 2010) e nos dispositivos Contexto dialógico e Flagrantes ressonantes cunhados por Almeida (2014). O estudo, de natureza bibliográfico-documental, trouxe resultados para as dimensões científica, social e cultural. Destacamos a sensibilidade cientifica de se inquietar e perceber a criança inserida nas culturas da infância, participante de uma diversidade de situações interativas da própria cultura e a de outros nos âmbitos local e global. Portanto, sujeito social intercultural, pós-moderno, aquela cujo direito de ler e compreender uma língua estrangeira é oportunidade de se conhecer nas atitudes decoloniais desde a infância, de saber que se trata de um idioma que pode fomentar a diversidade linguística e cultural. São eles/elas, leitores/leitoras que leem e produzem compreensões, inclusive na interatividade em língua inglesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Risonete Lima de Almeida, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Educação/Universidade Federal da Bahia (2014). Mestre em Letras/Universidade Fedral da Bahia (2007), Especialização em Psicopedagogia Escolar e Clínica pelo Centro de Estudos Pós-Graduação Olga Mettig e Graduação em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1991). Graduação em Licenciatura em Língua Inglesa pela Universidade Federal da Bahia (1990). Professora da Universidade do Estado da Bahia (Departamento de Educação, Colegiado de Letras, Língua Inglesa e Literaturas, Campus II-UNEB). Atuei como professora de Línguas Inglesa e Portuguesa na Educação Básica. Atuei como coordenadora adjunta do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (MEC/UFBA) de 2012 a 2014 e professora orientadora de pesquisa até 2016, na condição de bolsista FNDE. Atuei como Professora e orientadora de pesquisa no Curso de Especialização em metodologia de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras da UNEB - Campus II. Coordenadora do Colegiado do Curso de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia - Campus II. Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas. Atuo nos segmentos: Ensino e Pesquisa de Línguas Inglesa e Portuguesa; Gêneros Textuais Orais e Escritos; Letramentos; Linguagens e Discursos; Formação de Professores (Linguagem e Educação); Metodologia e Didática do ensino de línguas; Pesquisa com crianças e sobre infâncias. 

Rosemary Lapa de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, campus I. Pesquisadora de línguas e linguagens e educação. Atua, principalmente nos seguintes temas: letramentos, enelituramento e leituras.

Referências

ALMEIDA FILHO, J. C. P.de. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. 6. Ed. Campinas, São Paulo: Pontes Editora, 2010.

AUTOR, 2014.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Revista Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina: Editora da UEL, v.32, n.1, p.25-40, jan./jun., 2011.

BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_estrangeira.pdf. Acesso em 18 nov. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio>. Acesso em: 23 nov. 2021.

BRITISH COUNCIL. Seis aspectos para a Revisão da 3ª versão da BNCC no componente de Língua Inglesa. Terceira Versão. Leitura Crítica. São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.britishcouncil.org.br/atividades/ingles/bncc/leitura-critica. Acesso em: 27 nov. 2021

COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Tradução. de Laura

Sandroni, São Paulo: Editora Global, 2007.

CORBETT, J. An intercultural approach to English Language Teaching. Clevedon, UK: Multilingual Matters, 2003.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2009

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 50.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

KRAMSCH, C. Context and culture in language teaching. Oxford, UK: Oxford University Press, 1993.

KRAMSCH, C. Why foreign language teachers need to have a multilingual outlook and what that means for their teaching practice. Muitas Vozes, Ponta Grossa: UEPG, v.1, n.2, p. 181-188, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/5165. Acesso em: 05 jan. 2022.

LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6. ed. São Paulo: Ática, 2008.

MACEDO, R. S. A etnopesquisa crítica multirreferencial nas ciências humanas e na educação. 2. ed. Salvador: Edufba., 2004.

MACEDO, R. S. Etnopesquisa crítica, etno-pesquisa-formação. Brasília: Liber Livro Editora, 2 ed., 2010.

MENDES, E. O português como língua de mediação cultural: por uma formação intercultural de professores e alunos de PLE. In: MENDES, E. (Org.). Diálogos interculturais: ensino e formação em português língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011, p.139-158.

MENDES, E. A perspectiva intercultural no ensino de línguas: uma relação “entreculturas”. In: ALVAREZ, M.L.O.; SILVA, K.A. (Org.) Línguística Aplicada: múltiplos olhares. Campinas: Pontes Editores, 2007, p.119-139.

AUTOR. 2015 .

AUTOR, 2019

AUTOR; AUTOR, 2021.

AUTOR; AUTOR; SANTOS, 2020.

PAIVA, V. L.M. de O. (Org). Ensino de Língua Inglesa: Reflexões e Experiências. 3 ed. Ed. Pontes. Campinas. 2005.

SALVADOR. Secretaria Municipal de Educação. Referencial Curricular Municipal para os anos iniciais do ensino fundamental. Salvador, BA, 2017. Disponível em: http://educacao.salvador.ba.gov.br/adm/wp-content/uploads/2018/03/Referencial-Curricular-Municipal-para-os-anos-iniciais-do-EF_versao-onli...-1.pdf Acesso em: 10 nov. 2017.

SCHNEUWLY, B. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogênicas. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e cols. Gêneros Orais e escritos na escola. Trad. e Org. ROJO, R.; CORDEIRO, G. S. São Paulo: Mercado das Letras, 2010, p. 19-34.

SIFAKIS, N. ELF awareness as an opportunity for change: a transformative perspective for ESOL teacher education. Journal of English as a Lingua Franca, vol. 3, n. 2, p. 317-335, 2014. Disponível em: https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/jelf-2014-0019/html. Acesso em: 05 jan 2022.

SIFAKIS, N. Teaching EIL – teaching international or intercultural English: What teachers should know'. In: Rani R.: Mario S. (Eds.), English in the World: Global Rules, Global Roles. London and New York: Continuum, 2006, p. 151-168.

SIQUEIRA, D. S. P. O desenvolvimento da consciência cultural crítica como forma de combate à suposta alienação do professor brasileiro de inglês. Revista Inventário, ed. 4, jul/2005. Disponível em: www.inventario.ufba.br/04/04ssiqueira.htm. Acesso em: 10 out 2021.

SIQUEIRA, D. S. P.. Inglês como língua internacional: por uma pedagogia intercultural crítica. Tese (Doutorado em Letras e Linguística). Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador (BA), 2008. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11607 Acesso em: 10 out 2021.

SIQUEIRA, D. S. P.; BARROS, K. S. Por um ensino intercultural de inglês como língua franca. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n.48, jul-dez. p. 5-39, 2013. Disponível em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/estudos/article/view/14536/10003. Acesso em 03 de mar. 2021.

Downloads

Publicado

2024-06-09

Como Citar

ALMEIDA, R. L. de; OLIVEIRA, R. L. de. Atos de leituras em língua estrangeira nas infâncias:: ressonâncias propositivas para o desenvolvimento da competência comunicativa intercultural. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 138–152, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i1.17506. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/17506. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS