Atos de leituras em língua estrangeira nas infâncias:

ressonâncias propositivas para o desenvolvimento da competência comunicativa intercultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v18i1.17506

Palavras-chave:

Atos de leitura, Infâncias, Competência comunicativa, Interculturalidade, Língua estrangeira

Resumo

A pesquisa produziu compreensões propositivas sobre atos de leituras e o desenvolvimento da competência comunicativa intercultural infantil a partir de análises do Referencial Curricular Municipal para o Ensino Fundamental. O interesse científico para a língua estrangeira nos anos iniciais evidencia nossas inquietações para conhecer o que diz o documento oficial e para produzir ressonâncias teóricas e metodológicas para contextos de aprendizagens nas infâncias. Os fundamentos teórico-metodológicos são inspirados na Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial, a partir de Macedo (2004, 2010) e nos dispositivos Contexto dialógico e Flagrantes ressonantes cunhados por Almeida (2014). O estudo, de natureza bibliográfico-documental, trouxe resultados para as dimensões científica, social e cultural. Destacamos a sensibilidade cientifica de se inquietar e perceber a criança inserida nas culturas da infância, participante de uma diversidade de situações interativas da própria cultura e a de outros nos âmbitos local e global. Portanto, sujeito social intercultural, pós-moderno, aquela cujo direito de ler e compreender uma língua estrangeira é oportunidade de se conhecer nas atitudes decoloniais desde a infância, de saber que se trata de um idioma que pode fomentar a diversidade linguística e cultural. São eles/elas, leitores/leitoras que leem e produzem compreensões, inclusive na interatividade em língua inglesa.

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Biografia do Autor

Risonete Lima de Almeida, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Educação/Universidade Federal da Bahia (2014). Mestre em Letras/Universidade Fedral da Bahia (2007), Especialização em Psicopedagogia Escolar e Clínica pelo Centro de Estudos Pós-Graduação Olga Mettig e Graduação em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1991). Graduação em Licenciatura em Língua Inglesa pela Universidade Federal da Bahia (1990). Professora da Universidade do Estado da Bahia (Departamento de Educação, Colegiado de Letras, Língua Inglesa e Literaturas, Campus II-UNEB). Atuei como professora de Línguas Inglesa e Portuguesa na Educação Básica. Atuei como coordenadora adjunta do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (MEC/UFBA) de 2012 a 2014 e professora orientadora de pesquisa até 2016, na condição de bolsista FNDE. Atuei como Professora e orientadora de pesquisa no Curso de Especialização em metodologia de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras da UNEB - Campus II. Coordenadora do Colegiado do Curso de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia - Campus II. Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas. Atuo nos segmentos: Ensino e Pesquisa de Línguas Inglesa e Portuguesa; Gêneros Textuais Orais e Escritos; Letramentos; Linguagens e Discursos; Formação de Professores (Linguagem e Educação); Metodologia e Didática do ensino de línguas; Pesquisa com crianças e sobre infâncias. 

Rosemary Lapa de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, campus I. Pesquisadora de línguas e linguagens e educação. Atua, principalmente nos seguintes temas: letramentos, enelituramento e leituras.

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Publicado

2024-06-09

Como Citar

ALMEIDA, R. L. de; OLIVEIRA, R. L. de. Atos de leituras em língua estrangeira nas infâncias:: ressonâncias propositivas para o desenvolvimento da competência comunicativa intercultural. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 138–152, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i1.17506. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/17506. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS