Cidade literaturalizada

a obra de Jorge Amado como ferramenta do marketing urbano de Salvador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v17i1.17153

Palavras-chave:

Literatura, Jorge Amado, Salvador, Turismo, Marketing urbano

Resumo

O presente artigo é parte de nossa tese de doutorado na qual temos o objetivo de sopesar como os agentes públicos e privados se apropriaram das imagens da cidade de Salvador criadas pelo autor Jorge Amado e as ressignificaram, por meio do marketing urbano para dar um apoio institucional ao turismo. Nesse trabalho apontamos que é possível pensar a literatura como instrumento para se obter vantagens na concorrência intercidades, já que a utilização das ferramentas de marketing, importadas do universo empresarial privado, ganharam espaços nas administrações públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário César Souza, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe; Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (2016); Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe (2014); Graduado em Letras Português e Francês pela Universidade Federal de Sergipe (2021) e Especialista em Comunicação Educacional (FSLF) . 

Referências

ALMEIDA, Giovana Goretti Feijó de; ENGEL, Vonia. A cidade-mercadoria e o marketing urbano na (re)construção da imagem dos espaços públicos: o caso da marca da cidade do Rio de Janeiro. REV. BRAS. ESTUD. URBANOS REG., v. 19, n. 1, p. 89-105, 2017. Disponível em: https://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/5202/pdf. Acesso em: 09 set. 2022.

AMADO, Jorge. Bahia de todos os Santos: guia de ruas e mistérios de Salvador. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

BARBERENA, Ricardo Araújo. A cidade desejada e sublimada por Jorge Amado: os lugares imaginados em Bahia de Todos-os-Santos: guia de ruas e mistérios de Salvador. Est. lit. bras. contemp., Brasília, n. 42, p. 103-111, jul./dez. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/elbc/a/jXgFq5LcVHttqJw9wdyDw4r/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 mar. 2022.

BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1989.

CANCLINI, Nestor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 1 ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1995.

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas Híbridas - estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução de Ana Regina Lessa; Heloísa Pezza Cintrão. Culturas híbridas, poderes oblíquos. São Paulo: EDUSP, 1997. p. 283-350. Disponível em: https://www.ufrgs.br/cdrom/garcia/garcia.pdf. Acesso em: 29 jun. 2021.

CANCLINI, Nestor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2010.

CARELLI, Fabiana. Casa com rio atrás: Jorge Amado em África. In: CHAVES, Vania Pinheiro; MONTEIRO, Patrícia (Orgs.). 100 Anos de Jorge Amado: o escritor, Portugal e o neorrealismo. Lisboa: CLEPUL, 2015. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/28697/1/100%20anos%20de%20Jorge%20Amado.pdf. Acesso em: 25 abr. 2021.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano 1: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2014.

CRAVEIRO, Maria José. “Vamos ao fogão” sonhar com cheiro, gosto e fartura. Os assuntos da cozinha na obra de Jorge Amado. In: CHAVES, Vania Pinheiro; MONTEIRO, Patrícia (Orgs.). 100 ANOS DE JORGE AMADO O ESCRITOR, PORTUGAL E O NEORREALISMO. Lisboa: CLEPUL, 2015. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/28697/1/100%20anos%20de%20Jorge%20Amado.pdf. Acesso em: 20 abr. 2021.

DUARTE, Fábio; CZAJKOWSKI JÚNIOR, Sérgio. Cidade à venda: reflexões éticas sobre o marketing urbano. RAP, n. 41, v. 2, p. 273-82, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/fKJNnbwr8sXN9mQ3pwXTs8d/?lang=pt#:~:text=A%20partir%20de%20uma%20exposi%C3%A7%C3%A3o,melhoria%20de%20sua%20imagem%20internamente%2C. Acesso em: 06 set. 2022.

ESPOSITO, Daniella Felipe. Intervenções no Bairro do Recife sob a lógica do City Marketing: o caso do Projeto Porto Novo. Recife, 2017. 186 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação. Desenvolvimento Urbano, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29603/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Daniella%20Felipe%20Esposito.pdf. Acesso em: 20 set. 2022.

FEATHERSTONE, Mike. Cultura de Consumo e Pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995.

FEITOSA, Allan Rafael Veiga. Atopia Consumível do patrimônio mundial: Sintra como lugar de consumo cultural. 2018. 503f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018.

FORTUNA, Carlos. Cidade, Cultura e Globalização: Ensaio de Sociologia. Oeiras: Celta, 1997.

GUERREIRO, Goli Sales. A cidade imaginada – Salvador sob o olhar do turismo. Revista Gestão e Planejamento, Salvador, ano 6, n. 11, p. 06-22, jan./jun., 2005. Disponível em: https://revistas.unifacs.br/index.php/rgb/article/view/192/200. Acesso em: 10 nov. 2020.

HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2005. (Coleção Geografia e Adjacências). Disponível em: https://www.athuar.uema.br/wp-content/uploads/2018/01/harvey-producao-capitalista-espaco.pdf. Acesso em: 15 de set. de 2022.

HARVEY, David. O Pós-modernismo na cidade: arquitetura e projeto urbano. In: HARVEY, David. A Condição Pós-moderna. São Paulo, Ed. Loyola, 1994.

LACERDA, Carlos César de Oliveira; MELLO, Sérgio Carvalho Benício de. Se essa rua fosse minha eu mandava ladrilhar: conflitos sociais no organizar do espaço urbano e a luta pela significação entre discursos e [r]existência. Revista Organizações & Sociedade, v. 27, n. 95, p. 787-819, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/osoc/v27n95/1984-9230-osoc-27-95-787.pdf. Acesso em: 14 abr. 2021.

LEITE, Rogerio Proença. Contra-usos da cidade: lugares e espaço público na experiência urbana contemporânea. Campinas: Editora UNICAMP; Aracaju: Editora UFS, 2007.

LEITE, Rogerio Proença. A Inversão do Cotidiano: Práticas Sociais e Rupturas na Vida Urbana Contemporânea. DADOS – Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, vol. 53, n. 3, p. 737-756, 2010a. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/190856934.pdf. Acesso em: 21 nov. 2020.

LEITE, Rogerio Proença. A Exaustão das cidades Antienobrecimento e intervenções urbanas em cidades brasileiras e portuguesas. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 25, n. 72, p. 73–88, fev., 2010b. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v25n72/v25n72a06.pdf. Acesso em: 26 abr. 2021.

LUANA, Nikesara; TRENTINI, Rafaela de Sousa. As fronteiras imaginárias na obra capitães da areia de Jorge Amado. Revista Vernáculo, n. 23 e 24, 2009, p. 08-19. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/vernaculo/article/download/20857/13869#:~:text=Ao%20longo%20da%20obra%20nota,mesmo%20os%20moradores%20de%20rua. Acesso em: 08 de mar. 2022

MARQUESINI JUNIOR, Atilia. O modelo estratégico urbano de “city marketing” e suas escalas de atuação. Espaço em Revista, vol. 12, n. 2, p. 84-101, jul./dez., 2010. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/16858. Acesso em: 24 dez. 2020.

NAJAR, Alberto Lopes; MARQUES, Eduardo César. A sociologia urbana, os modelos de análise da metrópole e a saúde coletiva: uma contribuição para o caso brasileiro. Ciência & Saúde Coletiva, vol. 8, n. 3, p. 703-712, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/HzM7cHn8qh3nMd6GQDVnZvC/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 19 jul. 2022.

PEIXOTO, Paulo. Requalificação urbana. In: FORTUNA, Carlos; LEITE, Rogério Proença (Org.). Plural de cidade: novos léxicos urbanos. Coimbra: Almedina, 2009. p. 41-52.

PEREIRA, Valnei. Planejamento urbano e turismo cultural em Belo Horizonte, Brasil: especificação da cultura e produção social de imagens urbanas. Perspectivas do Turismo Cultural II - A gestão do turismo e seus problemas a partir de visões sociais. Disponível em: https://www.equiponaya.com.ar/turismo_cultural/congreso2003/ponencias/Valnei_Pereira.htm. Acesso em: 08 set. 2022.

PINHO, Osmundo de Araujo. "A BAHIA NO FUNDAMENTAL": Notas para uma Interpretação Do Discurso Ideológico Da Baianidade. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS SOCIAIS, v. 13, n. 36, 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69091998000100007. Acesso em: 20 abr. 2021.

RUBINO, Silvana. “Gentrification”: notas sobre um conceito incômodo. In: SCHICCHI, M. C. S.; BENFATTI, D. (Orgs.). Urbanismo: dossiê São Paulo – Rio de Janeiro. Campinas: PUCCAMP/PROURB, 2003.

SÁ, Natalia Coimbra de. A Baianidade como Produto Turístico: uma análise da ação dos Órgãos Oficiais de Turismo na Bahia. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – UnB, Anais [...], 2006. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/92399080869184472634297283087001774214.pdf. Acesso em: 03 out. de 2022.

SÁNCHEZ, Fernanda. A reinvenção das cidades na virada de século: agentes, estratégias e escalas de ação política. Rev. Sociol. Polít., Curitiba, 16, p. 31-49, jun. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsocp/a/63CscvjkSmfXqPbKtttkDfn/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 12 mar. 2022.

SMITH, Neil. Contornos de uma política espacializada: veículos dos sem-tetos e produção de escala geográfica. In: ARANTES, Antonio (Org.). O Espaço da Diferença. Campinas: Papirus, 2000.

SOUZA, Mário César de. A “Luta por reconhecimento” no facebook: a comunicação social nas redes sociais, uma interpretação sociológica. 2016. 103f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.

ZUKIN, Sharon. Paisagens urbanas pós-modernas: mapeando cultura e poder. In: ARANTRES, Antonio A. (Org.). O espaço da diferença. Campinas: Papirus, 2000.

Downloads

Publicado

2023-06-18

Como Citar

SOUZA, M. C. Cidade literaturalizada: a obra de Jorge Amado como ferramenta do marketing urbano de Salvador. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 153–168, 2023. DOI: 10.35499/tl.v17i1.17153. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/17153. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO