O sentido da arte, presença feminina e memória lírica em Cortesanias, de Rita Santana
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v17i1.16672Palavras-chave:
Poesia, Voz lírica feminina, Diálogos poéticos, Memória lírica, Rita SantanaResumo
As imagens poéticas de Cortesanias, de Rita Santana são forças mediadoras do ato de dizer e de (re)apresentar os elementos dinâmicos que impulsiona o sujeito poético ao ato de criação e efetivação de uma plenitude e potência da linguagem com ênfase na realidade ôntica, no poder da palavra-memória e nas imagens projetadas na presentificação. Ao elaborar um fazer poético alicerçado em um mundo de (re)significações, a poeta efetiva uma poiesis direcionada à condição humana e ao sentido de presença pela palavra poética, pela força expressiva da linguagem e pelas heterogeneidades dos entes e seres, frente ao sentido da arte e da vida. Em sua poesia plástica e política, a autora desvenda os segredos do ser mulher e estabelece diálogos e leituras de si e de suas vivências com as de outros artistas e poetas, de outras épocas e espaços. São esses diálogos que este trabalho busca retomar, observando como a poeta traz a questão do feminino e fomenta diálogos com as artes plásticas, mostrando uma poesia que mantem a conexão de seu tempo e espaço com outros tantos, ressignificando-os.
Downloads
Referências
BACHELAR, Gaston. O direito de sonhar. Trad. José Américo Motta Pessanha. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 1994.
FONSECA, Aleilton. “A poesia de Rita Santana: Afresco, Nebulosas e Cortesanias” [apresentação de Cortesanias]. In: SANTANA, Rita. Cortesanias. Coordenação e organização Fernando Oberlaender. Salvador: FB Publicações, 2019.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Serenidade, presença e poesia. Seleção e tradução Mariana Lage. Belo Horizonte: Relicário Edições, 2016.
MONTEIRO, Dulcinéia da Mata Ribeiro. Mulher: feminino plural: mitologia, história, psicanálise. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1998.
PAZ, Octavio. Signos em rotação. São Paulo: Perspectiva, 1972. (Coleção Debates).
PULS, Maurício. O significado da pintura abstrata. São Paulo: Perspectiva, 1998.
SANTANA, Rita. Cortesanias. Coordenação e organização Fernando Oberlaender. Salvador: FB Publicações, 2019.
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-06-27 (2)
- 2023-06-18 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.