O sentido da arte, presença feminina e memória lírica em Cortesanias, de Rita Santana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v17i1.16672

Palavras-chave:

Poesia, Voz lírica feminina, Diálogos poéticos, Memória lírica, Rita Santana

Resumo

As imagens poéticas de Cortesanias, de Rita Santana são forças mediadoras do ato de dizer e de (re)apresentar os elementos dinâmicos que impulsiona o sujeito poético ao ato de criação e efetivação de uma plenitude e potência da linguagem com ênfase na realidade ôntica, no poder da palavra-memória e nas imagens projetadas na presentificação. Ao elaborar um fazer poético alicerçado em um mundo de (re)significações, a poeta efetiva uma poiesis direcionada à condição humana e ao sentido de presença pela palavra poética, pela força expressiva da linguagem e pelas heterogeneidades dos entes e seres, frente ao sentido da arte e da vida. Em sua poesia plástica e política, a autora desvenda os segredos do ser mulher e estabelece diálogos e leituras de si e de suas vivências com as de outros artistas e poetas, de outras épocas e espaços. São esses diálogos que este trabalho busca retomar, observando como a poeta traz a questão do feminino e fomenta diálogos com as artes plásticas, mostrando uma poesia que mantem a conexão de seu tempo e espaço com outros tantos, ressignificando-os.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanderlei Kroin, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO

Doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL) Área de Concentração em Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE (2022). Mestre em Letras pela mesma instituição (2017). Licenciado em Letras-Português pela Universidade Estadual do Centro Oeste/ UNICENTRO.

Antonio Donizeti da Cruz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Mestrado em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993).  Graduação em Letras Português Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1985). 

Referências

BACHELAR, Gaston. O direito de sonhar. Trad. José Américo Motta Pessanha. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 1994.

FONSECA, Aleilton. “A poesia de Rita Santana: Afresco, Nebulosas e Cortesanias” [apresentação de Cortesanias]. In: SANTANA, Rita. Cortesanias. Coordenação e organização Fernando Oberlaender. Salvador: FB Publicações, 2019.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Serenidade, presença e poesia. Seleção e tradução Mariana Lage. Belo Horizonte: Relicário Edições, 2016.

MONTEIRO, Dulcinéia da Mata Ribeiro. Mulher: feminino plural: mitologia, história, psicanálise. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1998.

PAZ, Octavio. Signos em rotação. São Paulo: Perspectiva, 1972. (Coleção Debates).

PULS, Maurício. O significado da pintura abstrata. São Paulo: Perspectiva, 1998.

SANTANA, Rita. Cortesanias. Coordenação e organização Fernando Oberlaender. Salvador: FB Publicações, 2019.

Downloads

Publicado

2023-06-18 — Atualizado em 2023-06-27

Versões

Como Citar

KROIN, V.; DA CRUZ, A. D. O sentido da arte, presença feminina e memória lírica em Cortesanias, de Rita Santana . Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 56–71, 2023. DOI: 10.35499/tl.v17i1.16672. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/16672. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO