Lívia: o mistério de si em tempos globais: romance e história

Autores

  • Pedro Barboza de Oliveira Neto Doutor em Letras pela Universidade Federal da Bahia, professor adjunto IV da Universidade Católica do Salvador

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v0i4.165

Palavras-chave:

Interculturalidade, Brasil/Canada, Romance histórico, Fundação nacional, Canudos,

Resumo

Com base na trama romanesca de Lívia et le mystère de la croix du Sud, discute-se a rede de uma dialógica identitária envolvendo trocas culturais entre intelectuais do Brasil e da francofonia, a partir do Canadá. A produção e reformulação de representações e utopias do trânsito entre os dois países continentais são vistas como figuradoras dos dramas existenciais das personagens, do entre-lugar na passagem do milênio. Lívia é analisado pela ótica das várias espécies narrativas experimentadas, das relações intertextuais com o romance de formação, de fundação nacional quebequense e pelo emprego da mitologia afro-baiana tomada de Jorge Amado. A busca de uma mitologia fundadora híbrida, extraída do aporte de Jorge Amado e do Canudos euclidiano, é confluente aos estudos críticos da autora, também ensaísta. Confronta-se, ainda, a narrativa de formação de Lícia Soares de Souza com a de Luzes de Paris e o fogo de Canudos, de Angela Gutiérrez, que tematiza o trânsito de sua protagonista e das elites brasileiras entre Brasil e França na passagem do século XIX ao XX, na intercorrência de Canudos.

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Biografia do Autor

Pedro Barboza de Oliveira Neto, Doutor em Letras pela Universidade Federal da Bahia, professor adjunto IV da Universidade Católica do Salvador

Doutor em Letras pela Universidade Federal da Bahia, professor adjunto IV da Universidade Católica do Salvador

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Publicado

2012-12-05

Como Citar

DE OLIVEIRA NETO, P. B. Lívia: o mistério de si em tempos globais: romance e história. Tabuleiro de Letras, [S. l.], n. 4, 2012. DOI: 10.35499/tl.v0i4.165. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/165. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA