Emoções e tecnologias digitais no ensino-aprendizagem de Língua Inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v16i1.13621

Resumo

O objetivo deste artigo é avaliar as possíveis contribuições de estudos sobre emoções e tecnologias digitais para o ensino/aprendizagem de inglês no contexto do ensino remoto e ensino híbrido. Buscamos elaborar um estudo teórico que possa subsidiar futuras pesquisas empíricas. Para tanto, realizamos uma revisão da literatura acerca da relação entre emoções, tecnologias digitais, e o ensino da língua inglesa com atenção ao contexto brasileiro e com o recorte temporal de 2017-2021. Com isso, propõe-se trazer convergências possíveis entre os estudos revisados e práticas de ensino/aprendizagem pautadas em demandas contemporâneas. Os resultados indicam que os recursos presentes nos estudos revisados podem fortalecer o ensino/aprendizagem de inglês em diversos aspectos consonantes com uma prática atualizada de ensino/aprendizagem em contexto pandêmico e pós-pandêmico.

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Biografia do Autor

Rodrigo Camargo Aragão, UESC

Professor no Programa de Pós-graduação e Licenciatura em Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Coordena o grupo de pesquisa FORTE. Doutor em Linguística (UFMG) com estágio na Universidade de Sevilha. Realizou residência de pós-doutorado na UFMG e na Universidade de Jyväskylä. Pesquisa o papel imbricado de emoções, linguagem e tecnologias em experiências de ensino e aprendizagem de línguas. Com base na abordagem sistêmica de Maturana pesquisa inter-relações entre linguagem, cognição e cultura na profissão docente. Esteve diretor de EAD da Bahia (2011-2014). Coordenou o GT de Linguagem e Tecnologias da ANPOLL (2014 a 2016) onde é pesquisador desde 2010

Keila Ferreira, UESC

Mestranda em Letras: Linguagens e Representações (PPGL/UESC), pós-graduada em Metodologias do Ensino da Língua Inglesa (IBRA/2019), graduada em Letras com Habilitação em Língua Inglesa e Literaturas (UNEB/2015). Membro do grupo de pesquisa FORTE (Formação, Tecnologias e Emoções). Foi bolsista CAPES no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID no subprojeto intitulado Inovação Curricular e Formação de professores de Língua Inglesa,no qual pesquisou sobre a identidade e formação de professores de Língua Inglesa na cidade de Teixeira de Freitas - BA. Atua principalmente nos seguintes temas: emoções e identidades de professores e ensino-aprendizagem de línguas mediado por tecnologias. Atualmente é professora de inglês da rede básica de ensino no Estado da Bahia. Tem interesse em pesquisas envolvendo emoções de professores no campo da Linguística Aplicada e Linguística Aplicada crítica.

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Publicado

2022-06-26

Como Citar

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ARTIGOS