Da entrevista oral à entrevista escrita: uma proposta de sequência didática na perspectiva da pedagogia culturalmente sensível

Autores

  • Gabriele Cristine Carvalho Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)
  • José Manoel Siqueira da Silva Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) https://orcid.org/0000-0002-5928-3450
  • Victor Renê Andrade Souza Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) https://orcid.org/0000-0003-0392-2839

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v16i1.13591

Resumo

Um dos desafios do ensino de português como língua materna é o de articular as práticas de linguagem preconizadas nos documentos oficiais (leitura, produção de texto, oralidade e análise linguística/semiótica) de modo contextualizado e significativo para o aluno. Neste texto, apresentamos uma proposta de sequência didática baseada nos pressupostos teórico-metodológicos de Dolz, Noverraz e Shneuwly (2004), na perspectiva da pedagogia culturalmente sensível (ERICKSON, 1987; BORTONI-RICARDO, 2003) e nas orientações da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Propomos uma sequência didática relacionada aos impactos da pandemia de Covid-19 no mundo do trabalho à medida em que são desenvolvidas habilidades relativas ao componente curricular Língua Portuguesa, especificamente a relação entre oralidade e escrita, a partir da retextualização de entrevistas orais para a modalidade escrita. Apresentamos, detalhadamente, a sequência didática e analisamos sua aplicação em uma turma de 7° ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Água Branca, no interior do estado de Alagoas, durante a pandemia de Covid-19. A partir disso, evidenciamos a produtividade da proposta e apontamos para a possibilidade de replicação em outros contextos educacionais.

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Biografia do Autor

José Manoel Siqueira da Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)

Doutorando em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), mestre em Estudos Linguísticos pelo mesmo programa (PPGL/UFS) e pós-graduando em Docência com ênfase na Educação Básica pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).Tem interesse na área de Sociolinguística – com ênfase em aspectos morfossintáticos, semântico-pragmáticos, contatos linguísticos, mobilidade, variação e ensino de língua materna – e em processamento da variação nos níveis gramaticais mais altos.

Victor Renê Andrade Souza, Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)

Mestrando em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe (PPGL/UFS). Graduado em Letras Português pela mesma instituição (2019). Pós-graduando em Docência com ênfase na Educação Básica pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Tem se dedicado a estudos descritivos voltados a fenômenos linguísticos na perspectiva da produção, percepção e processamento linguístico. Tem interesse nas seguintes áreas: Sociolinguística Variacionista, Processamento Linguístico e Ensino de Língua Portuguesa.

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Publicado

2022-06-23

Como Citar

CARVALHO, G. C.; SILVA, J. M. S. da; SOUZA, V. R. A. Da entrevista oral à entrevista escrita: uma proposta de sequência didática na perspectiva da pedagogia culturalmente sensível . Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 73–93, 2022. DOI: 10.35499/tl.v16i1.13591. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/13591. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS