DESAFIO GEOMÉTRICO
DA EXPERIMENTAÇÃO À APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE POLÍGONOS REGULARES
Resumo
O presente trabalho propõe a experimentação do Desafio Geométrico como facilitadora da aprendizagem dos conceitos de polígonos regulares, em uma turma do 9° ano do ensino fundamental de uma escola pública. Apresenta como objetivo aplicar uma metodologia de ensino para os conceitos de polígonos regulares através da pavimentação do plano a partir da experimentação do Desafio Geométrico associando a contextualização histórica à construção de ladrilhamentos utilizando polígonos regulares. A presente pesquisa desperta a investigação nos estudantes, pois o processo ocorreu através da experimentação. Neste sentido os estudantes participaram de uma oficina ou aula estruturada para o tema e responderam questionários. A atividade foi dividida em etapas e como foi adaptada para as turmas dos anos finais do ensino fundamental, em aula anterior ao Desafio Geométrico foi trabalhado o jogo chinês Tangram, com contextualização histórica sobre o jogo, realizado de forma online para explorar os elementos dos polígonos regulares e os seus conceitos sendo realizadas algumas perguntas acerca do conteúdo. Na sequência foi realizada uma contextualização histórica sobre o ladrilhamento e então o Desafio Geométrico com participação ativa dos discentes. Os resultados indicaram que a metodologia aplicada promoveu um maior aprendizado e interesse dos estudantes em Geometria, entretanto nas observações foram identificadas dificuldades na aprendizagem de matemática que podem ser superadas pelos estudantes com as atividades propostas no desafio e uso do Tangram, além de promoverem desenvolvimento artístico, do trabalho em grupo, envolvendo os participantes na busca do conhecimento de forma ativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A partir da submissão entende-se como automática a cessão dos direitos autorais para a Revista, uma vez tendo sido aprovado e aceito para publicação.
From the submission is understood as automatic the assignment of copyrights to the Journal, once it has been approved and accepted for publication.