DESAFIO GEOMÉTRICO

DA EXPERIMENTAÇÃO À APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE POLÍGONOS REGULARES

Autori

  • PALOMA VAZ IFBA
  • Alexandre Boleira Lopo UFRN

Abstract

O presente trabalho propõe a experimentação do Desafio Geométrico como facilitadora da aprendizagem dos conceitos de polígonos regulares, em uma turma do 9° ano do ensino fundamental de uma escola pública. Apresenta como objetivo aplicar uma metodologia de ensino para os conceitos de polígonos regulares através da pavimentação do plano a partir da experimentação do Desafio Geométrico associando a contextualização histórica à construção de ladrilhamentos utilizando polígonos regulares. A presente pesquisa desperta a investigação nos estudantes, pois o processo ocorreu através da experimentação. Neste sentido os estudantes participaram de uma oficina ou aula estruturada para o tema e responderam questionários. A atividade foi dividida em etapas e como foi adaptada para as turmas dos anos finais do ensino fundamental, em aula anterior ao Desafio Geométrico foi trabalhado o jogo chinês Tangram, com contextualização histórica sobre o jogo, realizado de forma online para explorar os elementos dos polígonos regulares e os seus conceitos sendo realizadas algumas perguntas acerca do conteúdo. Na sequência foi realizada uma contextualização histórica sobre o ladrilhamento e então o Desafio Geométrico com participação ativa dos discentes. Os resultados indicaram que a metodologia aplicada promoveu um maior aprendizado e interesse dos estudantes em Geometria, entretanto nas observações foram identificadas dificuldades na aprendizagem de matemática que podem ser superadas pelos estudantes com as atividades propostas no desafio e uso do Tangram, além de promoverem desenvolvimento artístico, do trabalho em grupo, envolvendo os participantes na busca do conhecimento de forma ativa.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Alexandre Boleira Lopo, UFRN

Doutor em Ciências-UFRN, Mestre em Educação-UIL e Licenciado em Matemática-UPE

Pubblicato

2023-05-17

Come citare

VAZ, P., & Lopo, A. B. . (2023). DESAFIO GEOMÉTRICO: DA EXPERIMENTAÇÃO À APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE POLÍGONOS REGULARES. Scientia: Revista Científica Multidisciplinar, 8(2), 101–118. Recuperato da https://revistas.uneb.br/index.php/scientia/article/view/16612