Formação de Professores: produção autoral e divulgação científica

Autores

Resumo

Este artigo retrata a percepção dos discentes entre os temas dos TCC e as demandas locais investigadas nas áreas da Educação de Jovens e Adultos, Educação Inclusiva, Formação Docente e Tecnologias Digitais. A discussão analisa vinte e três (23) projetos de intervenção apresentados ao curso de Especialização em Alfabetização e Letramento, através de um estudo qualitativo de inspiração etnometodológica. A educação é concebida como direito e bem social. Docentes implicados na comunidade escolar e local em que desejam intervir afirmam na produção autoral o compromisso político com as demandas locais da investigação. Como resultado, vimos que a consolidação da formação de professores-pesquisadores demanda por divulgação da produção científica e pela difusão de conhecimentos localizados produzido por esses autores.

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Biografia do Autor

ANA CELESTE DA CRUZ DAVID, Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Graduada em Pedagogia (UFBA), Mestre em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional (UNEB), Doutora em Difusão do Conhecimento (UFBA). Atuação na área de formação de professores, formação de gestores escolares e tecnologias digitais na educação. Curriculo lattes 

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do

Julimar Santiago Rocha

Mestre em Educação pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB - Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (2018). Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social – Universidade Federal da Bahia -UFBA. Especialista em Gestão Escolar Universidade Federal da Bahia -(UFBA). Participante dos Grupos de Pesquisa: Gestão, Organização, Tecnologia e Políticas Públicas em Educação (GP-GEPE); Gestão de experiências formativas e dos saberes pedagógicos/comunicacionais do (a) professor(a) do Curso de Licenciaturas da UNEB/UESB. Professora bolsista no Curso de Pedagogia UNEAD/UNEB na orientação de TCC. Professora colaboradora em Curso de Especialização em Libras – UNIVASF. Professora bolsista no Curso de Alfabetização e Letramento – UFBA na orientação de TCC. Atuação como gestora escolar na Modalidade EJA, e professora da Educação Básica pela Secretaria Municipal de Educação de Salvador- BA. Tem experiência na área de Educação, atuando nos seguintes temas: gestão escolar, EJA, inclusão e formação de professores.

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Publicado

2022-09-16

Como Citar

DAVID, A. C. D. C., & Rocha, J. S. . (2022). Formação de Professores: produção autoral e divulgação científica. Scientia: Revista Científica Multidisciplinar, 7(3), 29–51. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/scientia/article/view/13008