ESTILOS DE LIDERANÇA NO CARGO DE DIRETOR DE OPERAÇÕES

INFLUÊNCIAS E RESULTADOS NAS ORGANIZAÇÕES STARTUPS NO ANO DE 2022

Autori

  • Michele Farias das Virgens UNEB
  • Aliger dos Santos Pereira Universidade do Estado da Bahia

Abstract

Diante das inovações tecnológicas, da globalização e da Era da Informação, este artigo  buscou avaliar a necessidade de identificar sob o estilo de liderança ideal para assumir o cargo de Diretor de Operações em três Startups Brasileiras no ano de 2022 no ramo Fintec, consideradas Unicórnio (Nubank, C6 Bank e Neon). O presente Trabalho trata-se de uma pesquisa com abordagem dedutiva, de caráter exploratório e qualitativo, com o uso das Pesquisas Bibliográficas associando as palavras-chave e Pesquisas de Internet em sites de recrutamento e seleção. A partir da análise sobre as principais  Competências, Habilidades e Atitudes (CHA) esperadas por essas empresas,  os resultados mostraram que ter somente conhecimentos técnicos (conhecidos como Hard skills) na área não é o suficiente, as habilidade  e competências relacionadas ao comportamento do profissional conhecidas como soft skills se sobressaem, pois está relacionada à capacidade humana de desenvolver adaptabilidade em um ambiente acelerado, perfil analítico, ter iniciativa, criar soluções inovadoras, motivar e incentivar  a equipe.  Conclui-se então que “fator-chave” para o estilo de liderança no contexto das Startups é voltado para uma liderança democrática, com um modelo de trabalho horizontal, fomentando a criatividade e motivação da equipe, pois suas características se assemelham as Soft Skills requisitadas por essas organizações.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Aliger dos Santos Pereira, Universidade do Estado da Bahia

Possui Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Salvador (1996) e Licenciatura em Matemática (2020), Mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social pela Universidade Católica do Salvador (2007), Doutorado em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Salvador (2012); e Estágio de Pós-Doutoramento Universidade Católica do Salvador (2018). Participa como colaboradora em 2 Programas: o Programa de Pós-Graduação Multiinstitucional em Difusão do Conhecimento (PPGDC) e o Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT)-Ponto focal IFBA. Também é Docente Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB- DCH-I) e Docente EBTT do Instituto Federal da Bahia (IFBA- Camaçari). Líder do Grupo de Pesquisa Modelos e Estruturas Organizacionais a Nível Territorial para Ações Sustentáveis (METAS). Foi coordenadora do curso de administração do UNICEUSA (2013-2019), do Curso de Turismo e Hotelaria (UNEB) (2015/2017), da Tutoria do curso de Especialização em Gestão Pública (UNEB/Universidade Aberta do Brasil- Universidade Aberta do Brasil (UAB/CAPES) (2010-2016). Foi coordenadora do curso de Administração pro tempores (02/2022/06/2022) (UNEB-DCH-1). Tem experiência na gestão de empresas pública e privada; e na docência tanto na modalidade presencial como em Ensino a Distância (EAD).

Pubblicato

2023-09-24

Come citare

Virgens, M. F. das, & Pereira, A. dos S. . (2023). ESTILOS DE LIDERANÇA NO CARGO DE DIRETOR DE OPERAÇÕES: INFLUÊNCIAS E RESULTADOS NAS ORGANIZAÇÕES STARTUPS NO ANO DE 2022. Scientia: Revista Científica Multidisciplinar, 8(3), 105–135. Recuperato da https://revistas.uneb.br/index.php/scientia/article/view/16566