APRENDIZAGEM E COGNIÇÃO NA ELABORAÇÃO DOS BISCOITOS ARTESANAIS, COMERCIALIZADOS NA FEIRA LIVRE DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA

Autores

  • Wéltima Teixeira Cunha Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia-IFBA http://orcid.org/0000-0002-5438-6768
  • Marcelo Santana Silva Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia-IFBA
  • Aliger dos Santos Pereira Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia-IFBA

Palavras-chave:

Aprendizagem cognitiva1, Fabricação de biscoitos2, Neurobiologia3

Resumo

O presente artigo traz elementos que sustentam o entendimento sobre a aprendizagem cognitiva e a percepção das pessoas na apreensão do conhecimento. Do ponto de vista da epistemologia o conhecimento é uma ininterrupta construção entre o ser vivo e suas recorrentes interações com o mundo. Foram usadas, como ponto de partida, as obras de Maturana, em busca de novas possibilidades do aprender com a mente, corpo, alma, emoção, intuição, espírito e observação. Daí buscou-se compreender como a aprendizagem cognitiva acontece durante a fabricação dos biscoitos, e a apreensão, desse fazer, que passa de geração para geração, ao longo da história. Utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica, para o desenvolvimento do estudo descritivo sobre a aprendizagem cognitiva daqueles que fazem os biscoitos de polvilho azedo. A cognição baseada nesse e em outros teóricos é mais uma possibilidade de aprender e dar liberdade para construir um novo saber.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wéltima Teixeira Cunha, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia-IFBA

Doutoranda em difusão do conhecimento, mestre em Educação, mestre em saúde , ambiente trabalho.

Docente do IFBA-Vitória da Conquista

Marcelo Santana Silva, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia-IFBA

Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial - PEI (UFBA) onde foi bolsista (PDJ/CNPq). Doutor em Energia e Ambiente (UFBA), Mestre em Regulação da Indústria de Energia (UNIFACS) e Economista pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Coordenador do Projeto do Edital CNPq Universal (em execução), Coordenador do Projeto do Edital FAPESB Jovem Cientista (em execução),Desde 2007 é pesquisador e professor com dedicação exclusiva no ensino técnico e superior do Instituto Federal da Bahia (IFBA) (atualmente Associado II - D402). É Docente Permanente do Doutorado em Difusão do Conhecimento (IFBA, LNCC, SENAI-CIMATEC, UEFS, UNEB e UFBA) e do Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT (IFBA). Docente participante dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Industrial (UFBA) e Energia e Ambiente (UFBA).

Aliger dos Santos Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia-IFBA

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Salvador (1996), mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social pela Universidade Católica do Salvador (2007), Doutorado em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Salvador (2012) e Estágio de Pós Doutoramento Universidade Católica do Salvador (2018). Participa como colaboradora em 2 Programas: o do Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento ( DMMDC) e no Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT). Também é docente da Universidade do Estado da Bahia ( UNEB- DCH-I), Instituto Federal da Bahia (IFBA- Camaçari) . Coordenadora do curso de administração do IBES/FACSAL(Atual) .Coordenou o Curso de Turismo e Hotelaria (UNEB)(2015/2017).Coordenadora de Tutoria do curso de Especialização em Gestão Pública (UNEB/Universidade Aberta do Brasil- Universidade Aberta do Brasil (UAB) / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (2010-2016).

 

 

Referências

DAMÁSIO, Antônio. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

HALE, J. FIORELLO, C. Scholl neuropsychology. New York: Guilford Press; 2004. Fonseca V. Neuropsicologia: cérebro, corpo e motricidade. Rev Psique: Ciência Vida. 2016; 123(dossier: Enigmático Cérebro).

INGOLD, T. The perception of the environment: essays on livelihood, dwelling and skill. New York: Routledge, 2000.

INGOLD, T.; HALLAM, E. Creativity and cultural improvisation. Berg, 2007.

KASTRUP, V. Cogniçäo contemporânea e a aprendizagem inventiva. In Kastrup, V. ; PASSOS, E. (Orgs.), Políticas da cognição (pp. 93-112). Porto Alegre: Sulina, 2008.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico: projetos de pesquisa, pesquisa bibliográfica, teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de curso. 8. ed. – São Paulo: Atlas, 2017.

MARTINS, G. A.; PINTO, R. L. Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos. São Paulo: Atlas, 2001

MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.

MATURANA, H. A ontologia da realidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

MATURANA, H.; VERDEN-ZÖLLER, G. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano. São Paulo: Palas Athena, 2007.

MATURANA, H. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2001.

MATURANA, H. El sentido de lo humano. Santiago de Chile: Dolmen Ediciones, 1997.

MATURANA, H. R.; VARELA, F. J. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena (2010).

MATURANA, H. R.; VARELA, F. J. De máquinas e seres vivos: autopoiese - a organização do vivo. Porto Alegre: Artes médicas, 1997.

MATURANA, H.R.; YÁÑEZ, X.D. Habitar humano em seis ensaios de biologia-cultural. São Paulo: Palas Athena, 2009.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual

discursiva. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.

MORAES, M. C. TORRE, S. de la. Sentipensar: fundamentos e estratégias para reencantar a educação. São Paulo: Vozes, 2004.

RELVAS, M. P. Fundamentos biológicos da educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak,

VARELA, F., Thompson, E.; Rosch, E. A mente incorporada: ciências cognitivas e experiência humana. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

ZUKAV, Gary. A morada da alma. São Paulo: Cultrix, 1999.

Downloads

Publicado

2020-05-16

Como Citar

Cunha, W. T., Silva, M. S., & Pereira, A. dos S. (2020). APRENDIZAGEM E COGNIÇÃO NA ELABORAÇÃO DOS BISCOITOS ARTESANAIS, COMERCIALIZADOS NA FEIRA LIVRE DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA. Scientia: Revista Científica Multidisciplinar, 5(2), 104–121. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/scientia/article/view/7979