APRENDIZAGEM E COGNIÇÃO NA ELABORAÇÃO DOS BISCOITOS ARTESANAIS, COMERCIALIZADOS NA FEIRA LIVRE DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA
Keywords:
Aprendizagem cognitiva1, Fabricação de biscoitos2, Neurobiologia3Abstract
O presente artigo traz elementos que sustentam o entendimento sobre a aprendizagem cognitiva e a percepção das pessoas na apreensão do conhecimento. Do ponto de vista da epistemologia o conhecimento é uma ininterrupta construção entre o ser vivo e suas recorrentes interações com o mundo. Foram usadas, como ponto de partida, as obras de Maturana, em busca de novas possibilidades do aprender com a mente, corpo, alma, emoção, intuição, espírito e observação. Daí buscou-se compreender como a aprendizagem cognitiva acontece durante a fabricação dos biscoitos, e a apreensão, desse fazer, que passa de geração para geração, ao longo da história. Utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica, para o desenvolvimento do estudo descritivo sobre a aprendizagem cognitiva daqueles que fazem os biscoitos de polvilho azedo. A cognição baseada nesse e em outros teóricos é mais uma possibilidade de aprender e dar liberdade para construir um novo saber.
Downloads
References
DAMÁSIO, Antônio. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
HALE, J. FIORELLO, C. Scholl neuropsychology. New York: Guilford Press; 2004. Fonseca V. Neuropsicologia: cérebro, corpo e motricidade. Rev Psique: Ciência Vida. 2016; 123(dossier: Enigmático Cérebro).
INGOLD, T. The perception of the environment: essays on livelihood, dwelling and skill. New York: Routledge, 2000.
INGOLD, T.; HALLAM, E. Creativity and cultural improvisation. Berg, 2007.
KASTRUP, V. Cogniçäo contemporânea e a aprendizagem inventiva. In Kastrup, V. ; PASSOS, E. (Orgs.), Políticas da cognição (pp. 93-112). Porto Alegre: Sulina, 2008.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico: projetos de pesquisa, pesquisa bibliográfica, teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de curso. 8. ed. – São Paulo: Atlas, 2017.
MARTINS, G. A.; PINTO, R. L. Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos. São Paulo: Atlas, 2001
MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.
MATURANA, H. A ontologia da realidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
MATURANA, H.; VERDEN-ZÖLLER, G. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano. São Paulo: Palas Athena, 2007.
MATURANA, H. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2001.
MATURANA, H. El sentido de lo humano. Santiago de Chile: Dolmen Ediciones, 1997.
MATURANA, H. R.; VARELA, F. J. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena (2010).
MATURANA, H. R.; VARELA, F. J. De máquinas e seres vivos: autopoiese - a organização do vivo. Porto Alegre: Artes médicas, 1997.
MATURANA, H.R.; YÁÑEZ, X.D. Habitar humano em seis ensaios de biologia-cultural. São Paulo: Palas Athena, 2009.
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual
discursiva. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.
MORAES, M. C. TORRE, S. de la. Sentipensar: fundamentos e estratégias para reencantar a educação. São Paulo: Vozes, 2004.
RELVAS, M. P. Fundamentos biológicos da educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak,
VARELA, F., Thompson, E.; Rosch, E. A mente incorporada: ciências cognitivas e experiência humana. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.
ZUKAV, Gary. A morada da alma. São Paulo: Cultrix, 1999.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A partir da submissão entende-se como automática a cessão dos direitos autorais para a Revista, uma vez tendo sido aprovado e aceito para publicação.
From the submission is understood as automatic the assignment of copyrights to the Journal, once it has been approved and accepted for publication.