ESTILOS DE LIDERANÇA NO CARGO DE DIRETOR DE OPERAÇÕES

INFLUÊNCIAS E RESULTADOS NAS ORGANIZAÇÕES STARTUPS NO ANO DE 2022

Autores

  • Michele Farias das Virgens UNEB
  • Prof.Dr. Aliger dos Santos Pereira Universidade do Estado da Bahia

Resumo

Diante das inovações tecnológicas, da globalização e da Era da Informação, este artigo  buscou avaliar a necessidade de identificar sob o estilo de liderança ideal para assumir o cargo de Diretor de Operações em três Startups Brasileiras no ano de 2022 no ramo Fintec, consideradas Unicórnio (Nubank, C6 Bank e Neon). O presente Trabalho trata-se de uma pesquisa com abordagem dedutiva, de caráter exploratório e qualitativo, com o uso das Pesquisas Bibliográficas associando as palavras-chave e Pesquisas de Internet em sites de recrutamento e seleção. A partir da análise sobre as principais  Competências, Habilidades e Atitudes (CHA) esperadas por essas empresas,  os resultados mostraram que ter somente conhecimentos técnicos (conhecidos como Hard skills) na área não é o suficiente, as habilidade  e competências relacionadas ao comportamento do profissional conhecidas como soft skills se sobressaem, pois está relacionada à capacidade humana de desenvolver adaptabilidade em um ambiente acelerado, perfil analítico, ter iniciativa, criar soluções inovadoras, motivar e incentivar  a equipe.  Conclui-se então que “fator-chave” para o estilo de liderança no contexto das Startups é voltado para uma liderança democrática, com um modelo de trabalho horizontal, fomentando a criatividade e motivação da equipe, pois suas características se assemelham as Soft Skills requisitadas por essas organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Prof.Dr. Aliger dos Santos Pereira, Universidade do Estado da Bahia

Possui Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Salvador (1996) e Licenciatura em Matemática (2020), Mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social pela Universidade Católica do Salvador (2007), Doutorado em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Salvador (2012); e Estágio de Pós-Doutoramento Universidade Católica do Salvador (2018). Participa como colaboradora em 2 Programas: o Programa de Pós-Graduação Multiinstitucional em Difusão do Conhecimento (PPGDC) e o Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT)-Ponto focal IFBA. Também é Docente Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB- DCH-I) e Docente EBTT do Instituto Federal da Bahia (IFBA- Camaçari). Líder do Grupo de Pesquisa Modelos e Estruturas Organizacionais a Nível Territorial para Ações Sustentáveis (METAS). Foi coordenadora do curso de administração do UNICEUSA (2013-2019), do Curso de Turismo e Hotelaria (UNEB) (2015/2017), da Tutoria do curso de Especialização em Gestão Pública (UNEB/Universidade Aberta do Brasil- Universidade Aberta do Brasil (UAB/CAPES) (2010-2016). Foi coordenadora do curso de Administração pro tempores (02/2022/06/2022) (UNEB-DCH-1). Tem experiência na gestão de empresas pública e privada; e na docência tanto na modalidade presencial como em Ensino a Distância (EAD).

Downloads

Publicado

2023-09-24

Como Citar

Virgens, M. F. das, & Pereira, A. dos S. . (2023). ESTILOS DE LIDERANÇA NO CARGO DE DIRETOR DE OPERAÇÕES: INFLUÊNCIAS E RESULTADOS NAS ORGANIZAÇÕES STARTUPS NO ANO DE 2022. Scientia: Revista Científica Multidisciplinar, 8(3), 105–135. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/scientia/article/view/16566