ESTILOS DE LIDERANÇA NO CARGO DE DIRETOR DE OPERAÇÕES
INFLUÊNCIAS E RESULTADOS NAS ORGANIZAÇÕES STARTUPS NO ANO DE 2022
Resumo
Diante das inovações tecnológicas, da globalização e da Era da Informação, este artigo buscou avaliar a necessidade de identificar sob o estilo de liderança ideal para assumir o cargo de Diretor de Operações em três Startups Brasileiras no ano de 2022 no ramo Fintec, consideradas Unicórnio (Nubank, C6 Bank e Neon). O presente Trabalho trata-se de uma pesquisa com abordagem dedutiva, de caráter exploratório e qualitativo, com o uso das Pesquisas Bibliográficas associando as palavras-chave e Pesquisas de Internet em sites de recrutamento e seleção. A partir da análise sobre as principais Competências, Habilidades e Atitudes (CHA) esperadas por essas empresas, os resultados mostraram que ter somente conhecimentos técnicos (conhecidos como Hard skills) na área não é o suficiente, as habilidade e competências relacionadas ao comportamento do profissional conhecidas como soft skills se sobressaem, pois está relacionada à capacidade humana de desenvolver adaptabilidade em um ambiente acelerado, perfil analítico, ter iniciativa, criar soluções inovadoras, motivar e incentivar a equipe. Conclui-se então que “fator-chave” para o estilo de liderança no contexto das Startups é voltado para uma liderança democrática, com um modelo de trabalho horizontal, fomentando a criatividade e motivação da equipe, pois suas características se assemelham as Soft Skills requisitadas por essas organizações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A partir da submissão entende-se como automática a cessão dos direitos autorais para a Revista, uma vez tendo sido aprovado e aceito para publicação.
From the submission is understood as automatic the assignment of copyrights to the Journal, once it has been approved and accepted for publication.