O LIVRO ACADÊMICO DIGITAL COMO INSTRUMENTO DA DIFUSÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO
Resumen
O texto problematiza o papel do sujeito no processo instrumental do livro acadêmico digital, de uma editora universitária pública, como potencial para a difusão social do conhecimento. Descreve e analisa o que caracteriza o livro acadêmico digital, desde a adoção do livro digital pelo mercado editorial, bem como o que se inscreve no ambiente institucional e nas relações de poder, com fins ideológicos específicos, mas que resulta em alguma medida do desejo e do posicionamento do sujeito, tanto em sua inserção política, quanto, sobretudo, em sua escolha e posicionamento subjetivos e singulares. Articula-se tal empreitada à escassez de trabalhos nessa direção. Para tanto, fundamenta-se a argumentação por meio da revisão bibliográfica que trata dos respectivos temas a partir de uma abordagem analítica qualitativa e reflexiva. Colocando em questão os elementos descritos através da confrontação com proposições de base conceitual, mas que pode ser subvertida a partir de entradas do saber subjetivo que leva aos resultados conceituais do artigo. Esta abordagem se constitui no ambiente tácito da pesquisa, que mesmo sendo teórica tem na descrição da realidade uma tomada de partida da realidade, que se trata de uma expressão institucionalizada, enquanto ambiente formal do conhecimento ali possível de ser disponibilizado.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A partir da submissão entende-se como automática a cessão dos direitos autorais para a Revista, uma vez tendo sido aprovado e aceito para publicação.
From the submission is understood as automatic the assignment of copyrights to the Journal, once it has been approved and accepted for publication.