Formação de Professores: produção autoral e divulgação científica

Resumo

Este artigo retrata a percepção dos discentes entre os temas dos TCC e as demandas locais investigadas nas áreas da Educação de Jovens e Adultos, Educação Inclusiva, Formação Docente e Tecnologias Digitais. A discussão analisa vinte e três (23) projetos de intervenção apresentados ao curso de Especialização em Alfabetização e Letramento, através de um estudo qualitativo de inspiração etnometodológica. A educação é concebida como direito e bem social. Docentes implicados na comunidade escolar e local em que desejam intervir afirmam na produção autoral o compromisso político com as demandas locais da investigação. Como resultado, vimos que a consolidação da formação de professores-pesquisadores demanda por divulgação da produção científica e pela difusão de conhecimentos localizados produzido por esses autores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANA CELESTE DA CRUZ DAVID, Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Graduada em Pedagogia (UFBA), Mestre em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional (UNEB), Doutora em Difusão do Conhecimento (UFBA). Atuação na área de formação de professores, formação de gestores escolares e tecnologias digitais na educação. Curriculo lattes 

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do

Julimar Santiago Rocha

Mestre em Educação pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB - Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (2018). Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social – Universidade Federal da Bahia -UFBA. Especialista em Gestão Escolar Universidade Federal da Bahia -(UFBA). Participante dos Grupos de Pesquisa: Gestão, Organização, Tecnologia e Políticas Públicas em Educação (GP-GEPE); Gestão de experiências formativas e dos saberes pedagógicos/comunicacionais do (a) professor(a) do Curso de Licenciaturas da UNEB/UESB. Professora bolsista no Curso de Pedagogia UNEAD/UNEB na orientação de TCC. Professora colaboradora em Curso de Especialização em Libras – UNIVASF. Professora bolsista no Curso de Alfabetização e Letramento – UFBA na orientação de TCC. Atuação como gestora escolar na Modalidade EJA, e professora da Educação Básica pela Secretaria Municipal de Educação de Salvador- BA. Tem experiência na área de Educação, atuando nos seguintes temas: gestão escolar, EJA, inclusão e formação de professores.

Publicado
2022-09-16
Métricas
  • Visualizações do Artigo 74
  • PDF downloads: 35
Como Citar
DAVID, A. C. D. C., & Rocha, J. S. (2022). Formação de Professores: produção autoral e divulgação científica. Scientia: Revista Científica Multidisciplinar, 7(3), 29-51. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/scientia/article/view/13008