Efeitos de Gerontotecnologias Cuidativas, Baseadas em Atividades Físicas e Educativas, na Funcionalidade de Pessoas Idosas Dependentes
Palavras-chave:
Saúde da pessoa idosa, Envelhecimento, Tecnologias assistivasResumo
Objetivo: Avaliar os efeitos das gerontotecnologias cuidativas, baseadas em atividades físicas e educativas, na funcionalidade de pessoas idosas dependentes. Métodos: Trata-se de uma proposta de estudo de ensaio clínico controlado randomizado, com 60 pessoas idosas dependente com idade ≥60 anos aleatorizadas em três grupos: intervenção (n=20), caminhada (n=20) e controle (n=20) em duas Unidades de Saúde da Família em um município do sudoeste baiano. Os participantes serão submetidos a 24 sessões de intervenção, três vezes por semana, por oito semanas. O grupo intervenção realizará exercícios que envolverão marcha e equilíbrio postural organizados na forma de exercícios proprioceptivos, organizado na forma de um circuito com diferentes texturas e obstáculos, com o uso de tecnologias cuidativas/assistivas, com folder educativo para educação em saúde. O grupo de caminhada realizará 16 séries de 3,5 minutos de caminhada. O grupo controle não participará de nenhuma modalidade de treinamento. Os dados serão tabulados, analisados, interpretados e armazenados no software SPSS versão 21.0. O Intervalo de Confiança (IC) aceito para essa pesquisa será de 95% e os resultados significantes com ρ-valor ≤ 0,05. As variáveis estudadas serão: Escala de Vulnerabilidade/VES13, Escala de Fragilidade de Edmonton (EFE), Escala de funcionalidade (Barthel e Lawton), risco de declínio funcional Prisma 7, Protocolo Rikli e Jones e mobilidade funcional (Time Up and Go Test). Resultados esperados: Almeja-se que este estudo saliente informações importantes para identificação e intervenção precoce, a partir de intervenções, com vista a auxiliar a manutenção ou melhoria da funcionalidade e qualidade de vida de pessoas idosas.
Downloads
Referências
Não se aplica
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cristiane dos Santos Silva, Luciana Araújo dos Reis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Práticas e Cuidado: Revista de Saúde Coletiva (PC-RESC) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da PC-RESC sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a PC-RESC como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.