Efeitos de Gerontotecnologias Cuidativas, Baseadas em Atividades Físicas e Educativas, na Funcionalidade de Pessoas Idosas Dependentes
Palabras clave:
Saúde da pessoa idosa, Envelhecimento, Tecnologias assistivasResumen
Objetivo: Avaliar os efeitos das gerontotecnologias cuidativas, baseadas em atividades físicas e educativas, na funcionalidade de pessoas idosas dependentes. Métodos: Trata-se de uma proposta de estudo de ensaio clínico controlado randomizado, com 60 pessoas idosas dependente com idade ≥60 anos aleatorizadas em três grupos: intervenção (n=20), caminhada (n=20) e controle (n=20) em duas Unidades de Saúde da Família em um município do sudoeste baiano. Os participantes serão submetidos a 24 sessões de intervenção, três vezes por semana, por oito semanas. O grupo intervenção realizará exercícios que envolverão marcha e equilíbrio postural organizados na forma de exercícios proprioceptivos, organizado na forma de um circuito com diferentes texturas e obstáculos, com o uso de tecnologias cuidativas/assistivas, com folder educativo para educação em saúde. O grupo de caminhada realizará 16 séries de 3,5 minutos de caminhada. O grupo controle não participará de nenhuma modalidade de treinamento. Os dados serão tabulados, analisados, interpretados e armazenados no software SPSS versão 21.0. O Intervalo de Confiança (IC) aceito para essa pesquisa será de 95% e os resultados significantes com ρ-valor ≤ 0,05. As variáveis estudadas serão: Escala de Vulnerabilidade/VES13, Escala de Fragilidade de Edmonton (EFE), Escala de funcionalidade (Barthel e Lawton), risco de declínio funcional Prisma 7, Protocolo Rikli e Jones e mobilidade funcional (Time Up and Go Test). Resultados esperados: Almeja-se que este estudo saliente informações importantes para identificação e intervenção precoce, a partir de intervenções, com vista a auxiliar a manutenção ou melhoria da funcionalidade e qualidade de vida de pessoas idosas.
Descargas
Citas
Não se aplica
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Cristiane dos Santos Silva, Luciana Araújo dos Reis
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Derechos de autor
El envío de originales a Práticas e Cuidado: Revista de Saúde Coletiva (Prácticas y Cuidados: Revista de Saúde Coletiva - PC-RESC) implica la transferencia, por parte de los autores, de los derechos de publicación. Los derechos de autor de los manuscritos publicados en esta revista pertenecen al autor (es), con derechos PC-RESC sobre la primera publicación. Los autores solo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando explícitamente PC-RESC como medio de publicación original.
Licencia Creative Commons
Salvo que se especifique lo contrario, los términos de una Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License se aplican al material publicado en esta revista, lo que permite el uso, distribución y reproducción sin restricciones en cualquier medio siempre que se cite correctamente la publicación original.