DESCOLONIZANDO OS JOGOS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13826130Palabras clave:
Jogo, Descolonização, Racismo, EducaçãoResumen
Introdução: A Práticas e Cuidado: Revista de Saúde Coletiva tem a satisfação de publicar uma palestra da nossa seção especial Conferências/Palestra que se propõe a ampliar a divulgação de debates e pesquisas que trazem questões inerentes à contemporaneidade e sua interface com a educação e a saúde. Objetivo: Essa seção teve como objetivo promover o diálogo com pesquisadoras e pesquisadores que se dedicam aos estudos sobre o mundo dos jogos e sua interface com a educação, principalmente sobre a premente necessidade da descolonização dos jogos. Método: Nosso palestrante é o Dr. Aaron Trammel, que é professor associado de Informática, da Universidade da Califórnia Irvine. Esta palestra foi mediada pela Dra. Suiane Costa, pesquisadora da área de jogos na interface com saúde e educação. Resultados: Trammell abordou debates contemporâneos sobre como os jogos promovem os valores da supremacia e privilégio branco, consituindo-se em mídias colonizadoras e reprodutoras de estereótipos, racismo e violências contra grupos minorizados.
Descargas
Citas
Bettocchi, E. Pode o subalterno jogar e criar? (novembro, 2019). In: Coletânea de textos e artigos do II Simpósio Fluminense de Jogos e Educação - Representação, papéis e jogos, Rio de Janeiro, RJ.
Ferreira, S.C; Garcia, C.P.C; Dias, C.M. (2023). Desenvolvendo Board Games como tecnologia educacional para o Sistema Único de Saúde. In: Maurente, V.S; Maraschin, C. Oficinando em rede [livro eletrônico]: co-habitar tempos impossíveis. Florianópolis, SC: ABRAPSO Editora.
Grossi, P. K.; Machado, G. M.; Mocelin, C. E.; Bacelo, A. P. T. (2020) O uso de um game como instrumento de promoção de relações étnico-raciais e de gênero. In: Anais do VII Seminário de Políticas Sociais no Mercosul, Pelotas, RS.
Harrer, S; Custódio, L. (2022). Fair Play: Confronting Racism and Coloniality in Games: a Media Education Handbook. Helsinki: Kansallinen Audiovisuaalinen Instituutti.
Trammel, A. (2023). Repairing Play - A Black Phenomenology. Massachusetts: The MIT Press.
Wilson, A. N. (2022). Despertano o gênio natural da criança preta. São Paulo: Editora Poder Afrikano.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Aaron Trammell, Suiane Costa Ferreira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Derechos de autor
El envío de originales a Práticas e Cuidado: Revista de Saúde Coletiva (Prácticas y Cuidados: Revista de Saúde Coletiva - PC-RESC) implica la transferencia, por parte de los autores, de los derechos de publicación. Los derechos de autor de los manuscritos publicados en esta revista pertenecen al autor (es), con derechos PC-RESC sobre la primera publicación. Los autores solo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando explícitamente PC-RESC como medio de publicación original.
Licencia Creative Commons
Salvo que se especifique lo contrario, los términos de una Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License se aplican al material publicado en esta revista, lo que permite el uso, distribución y reproducción sin restricciones en cualquier medio siempre que se cite correctamente la publicación original.