REFLEXÕES SOBRE JOGO ENQUANTO TECNOLOGIA INTERSECCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13826102Palavras-chave:
Jogo, Interseccionalidade, Raça, RacismoResumo
Introdução: A Práticas e Cuidado: Revista de Saúde Coletiva tem a satisfação de publicar uma palestra da nossa seção especial Conferências/Palestra que se propõe a ampliar a divulgação de debates e pesquisas que trazem questões inerentes à contemporaneidade e sua interface com a educação e a saúde. Objetivo: Essa seção teve como objetivo promover o diálogo com pesquisadoras e pesquisadores que se dedicam aos estudos sobre o mundo dos jogos e o conceito de interseccionalidade. Método: Nossa palestrante é a Drª. Kishonna Gray, que é professora associada de redação, retórica e estudos digitais e estudos africanos na Universidade de Kentucky. Ela é uma acadêmica interdisciplinar e interseccional de mídia digital cujas áreas de pesquisa incluem identidade, performance e ambientes online, desvio corporificado, produção cultural, videogames e ciberfeminismo negro. A mediação dessa palestra foi realizada pela Drª Suiane Costa, pesquisadora da área de jogos na interface com saúde e educação. Resultados: Gray abordou sobre as cadeias inevitáveis que ligam as populações marginalizadas a quadros estereotipados e narrativas limitadas nos videogames. Discutiu ainda como as múltiplas identidades dos jogadores negros afetam suas experiências de jogo.
Downloads
Referências
Bettocchi, E. Pode o subalterno jogar e criar? (novembro, 2019). In: Coletânea de textos e artigos do II Simpósio Fluminense de Jogos e Educação - Representação, papéis e jogos, Rio de Janeiro, RJ.
Ferreira, S.C; Garcia, C.P.C; Dias, C.M. (2023). Desenvolvendo Board Games como tecnologia educacional para o Sistema Único de Saúde. In: Maurente, V.S; Maraschin, C. Oficinando em rede [livro eletrônico]: co-habitar tempos impossíveis. Florianópolis, SC: ABRAPSO Editora.
Grace, L. (2021). Black Game Studies An Introduction to the Games, Game Makers and Scholarship of the African Diaspora. Pittsburgh, ETC Press.
Gray, K. (2020). Intersectional Tech: Black Users in Digital Gaming. Louisiana: LSU Press.
Trammell, A. (2022). Tortura, Jogo e a Experiência Negra. E-Compós, 25, 1–21.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Suiane Costa Ferreira, Kishonna L. Gray
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Práticas e Cuidado: Revista de Saúde Coletiva (PC-RESC) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da PC-RESC sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a PC-RESC como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.