RECEPÇÃO E ACOLHIMENTO DE ESTUDANTES BRASILEIROS E INTERNACIONAIS RECÉM-INGRESSOS NA UNIVERSIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES DESTINADAS À PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL E BEM-ESTAR

Autores

Palavras-chave:

Estudantes do ensino superior, Internacionalização do ensino, Promoção da saúde, Universidade promotora de saúde, Saúde mental

Resumo

Objetivo: Relatar as experiências de recepção e acolhimento de estudantes brasileiros e internacionais recém-ingressos em uma universidade pública de integração internacional, a partir da realização de atividades de promoção da saúde mental e de bem-estar, com vistas à qualificação da permanência estudantil. Síntese dos dados: Foram aplicadas metodologias ativas no desenvolvimento de rodas de conversa e salas de imersão a sensações. As experiências vivenciadas foram avaliadas positivamente, de forma geral, pela equipe de profissionais de saúde, configurando-se como um novo formato de ação - no âmbito das ações executadas pelo setor de saúde do estudante - que valoriza a participação efetiva de estudantes e alinha-se à promoção da saúde e do bem-estar. Conclusão: O atual relato oferece algumas contribuições: para a literatura, ao documentar uma ação no campo da promoção à saúde no contexto universitário; e, para o campo prático, ao promover insights relacionados à realização de práticas diversas de promoção à saúde em outras instituições de educação superior.

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Biografia do Autor

Nila Larisse Silva de Albuquerque, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Enfermeira da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. 

http://lattes.cnpq.br/6239346513455893

Francisco Weslay Oliveira Mendonça, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Psicólogo na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira. 

http://lattes.cnpq.br/0648326448659377

Adauto de Vasconcelos Montenegro, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Psicólogo na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

http://lattes.cnpq.br/6178748254647573

Valéria Jâne Jácome Fernandes, Enfermeira na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Brasil

Mestre em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

José Cláudio Borges da Silva Filho, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

Especialista em Medicina de Família e Comunidade pela Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará. Médico na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1207446734805111

Adriana Rodrigues Rocha, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

Bacharelado em Administração Pública pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Técnica em Enfermagem na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

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Publicado

2024-09-06

Como Citar

Castelo Branco Araujo, R., Silva de Albuquerque, N. L., Oliveira Mendonça, F. W., de Vasconcelos Montenegro, A., Fernandes, V. J. J., Borges da Silva Filho, J. C., & Rodrigues Rocha, A. (2024). RECEPÇÃO E ACOLHIMENTO DE ESTUDANTES BRASILEIROS E INTERNACIONAIS RECÉM-INGRESSOS NA UNIVERSIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES DESTINADAS À PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL E BEM-ESTAR. Práticas E Cuidado: Revista De Saúde Coletiva, 5, e20177. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/saudecoletiva/article/view/20177

Edição

Seção

Dossiê Temático PRÁTICAS DE CUIDADO EM SAÚDE MENTAL NA UNIVERSIDADE

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