INTERAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE NA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: COMBATENDO RACISMO E PRECONCEITO NO INTERIOR DO CEARÁ

Autores

Palavras-chave:

Estudantes, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Migrantes, Integração Social, Saúde

Resumo

Introdução: Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre um projeto de extensão universitária desenvolvido em 2018 na UNILAB, no interior do Ceará. A UNILAB surgiu como ação de internacionalização e interiorização do ensino superior, a partir do acordo de cooperação do Brasil com países africanos lusófonos e o Timor Leste. A chegada da universidade trouxe à tona diversos conflitos entre a população local e a presença dos estudantes, evidenciando o racismo presente na sociedade brasileira. Relato: O Projeto Portas Abertas Braços Abertos surgiu no âmbito da política de assistência estudantil, como parte do entendimento ampliado de saúde, buscando fortalecer a integração dos estudantes através do combate ao racismo. Conclusão: com essa experiência, foi possível promover informações, reflexões e a aproximação entre os estudantes e a população local, potencializando o atendimento e o acolhimento nos serviços de saúde e assistência social municipais e, também, internos à UNILAB.

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Biografia do Autor

Renata Castelo Branco Araujo, Doutoranda em Estudos Culturais pela Universidade de Aveiro - Portugal

Especialista em Psicodiagnóstico pelo Centro Universitário Christus. Psicóloga na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira. integrante do Grupo de Investigação em Gênero e Performance 

Francisco Weslay Oliveira Mendonça, Psicólogo na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Brasil

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará.

Nila Larisse Silva de Albuquerque, Enfermeira da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Brasil

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará

Luana Rego Colares de Paula, Psicóloga na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Brasil

Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará.

Referências

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Publicado

2024-01-03

Como Citar

Castelo Branco Araujo, R., Oliveira Mendonça, F. W., Silva de Albuquerque, N. L., & Rego Colares de Paula, L. (2024). INTERAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE NA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: COMBATENDO RACISMO E PRECONCEITO NO INTERIOR DO CEARÁ. Práticas E Cuidado: Revista De Saúde Coletiva, 4, e19017. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/saudecoletiva/article/view/19017

Edição

Seção

Dossiê Temático PROCESSOS FORMATIVOS EM SAÚDE E EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES PARA CONSTITUIÇÃO DE PRÁTICAS DE CUIDADO CONTRACOLONIAIS