INTERAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE NA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: COMBATENDO RACISMO E PRECONCEITO NO INTERIOR DO CEARÁ
Palavras-chave:
Estudantes, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Migrantes, Integração Social, SaúdeResumo
Introdução: Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre um projeto de extensão universitária desenvolvido em 2018 na UNILAB, no interior do Ceará. A UNILAB surgiu como ação de internacionalização e interiorização do ensino superior, a partir do acordo de cooperação do Brasil com países africanos lusófonos e o Timor Leste. A chegada da universidade trouxe à tona diversos conflitos entre a população local e a presença dos estudantes, evidenciando o racismo presente na sociedade brasileira. Relato: O Projeto Portas Abertas Braços Abertos surgiu no âmbito da política de assistência estudantil, como parte do entendimento ampliado de saúde, buscando fortalecer a integração dos estudantes através do combate ao racismo. Conclusão: com essa experiência, foi possível promover informações, reflexões e a aproximação entre os estudantes e a população local, potencializando o atendimento e o acolhimento nos serviços de saúde e assistência social municipais e, também, internos à UNILAB.
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