REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO POPULAR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E A EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

Resumo

O presente artigo visa apresentar um diálogo entre a educação popular, compreendida enquanto uma pratica pedagógica emancipatória que preza pelo fomento à autonomia dos sujeitos e a experiência do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), destacando nesse contexto, como as políticas públicas educacionais veem assumindo propostas pedagógicas inovadoras e inclusivas para superação do analfabetismo na Bahia, assegurando por meio dessas, a garantia do direito e o acesso à educação dos jovens e adultos do campo. Para tanto, tem-se como foco de investigação o Movimento dos Trabalhadores, Acampados, Assentados e quilombolas da Bahia – CETA e a análise do projeto Pé na Estrada, na conformação de políticas de EJA do Campo para aquela localidade. A investigação adotou a abordagem qualitativa, contendo a estratégia de produção dos dados a partir do estudo de caso contendo a triangulação composta a partir da realização de grupo focal, entrevistas semiestruturadas, análise documental e pesquisa – participante. Os resultados obtidos revelaram os princípios freirianos contidos na metodologia, na relação educando e educador e na contextualização dos conteúdos. Dessa forma, notou-se a real contribuição dessa proposta para os estudos da educação de base popular, para a formação crítica e escolarização de jovens e adultos do campo, possibilitando o reconhecimentodesse espaço como um divisor de aguas na construção coletiva emancipatória das práticas educativas contemporâneas.

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Como Citar

ARAÚJO, R. G. de; SANTOS, C. L. N. dos; CARVAJAL RUIZ, S. H. REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO POPULAR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E A EDUCAÇÃO DO CAMPO. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 64–79, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/9435. Acesso em: 1 maio. 2024.