O REFERENCIAL CURRICULAR “TEMPOS DE APRENDIZAGEM” SOB O OLHAR DOS DOCENTES DE ARTE DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SALVADOR-BAHIA, GRE DE ITAPOÃ

Autores

Resumo

Esta pesquisa resulta das reflexões e análises com o objetivo de compreender o entendimento dos docentes de Arte da Gerência Regional (GRE) de Itapuã, acerca do referencial curricular, Tempos de Aprendizagem, implementado em
2014, pela Secretaria Municipal de Educação de Salvador, para a Modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA II (Anos finais). O estudo tem abordagem qualitativa, tomando como estratégia de pesquisa o estudo de caso, com análise documental e entrevistas. O desenho teórico da pesquisa é apresentado a partir do enlace entre a EJA, o currículo e a arte. Utilizamos os estudos de Freire (2014, 2106), Arroyo (2013), Sacristan (2008), dentre outros teóricos com vistas a compreender a relevância das vozes que constituem os docentes de Arte na EJA II. Constatamos, ao findar o estudo, que as práticas curriculares devem estar fortalecidas por meio da participação contínua dos docentes da EJA. Ademais, a escuta desse educador através do ato formativo, propicia a construção de sentidos e significados por meio da interação enquanto espaço de partilha de experiências curriculares e saberes docentes.

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Publicado

2020-08-27

Como Citar

TEIXEIRA, D. M.; SANTOS COSTA, P. L. O REFERENCIAL CURRICULAR “TEMPOS DE APRENDIZAGEM” SOB O OLHAR DOS DOCENTES DE ARTE DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SALVADOR-BAHIA, GRE DE ITAPOÃ. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 132–150, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/9430. Acesso em: 28 mar. 2024.