O REFERENCIAL CURRICULAR “TEMPOS DE APRENDIZAGEM” SOB O OLHAR DOS DOCENTES DE ARTE DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SALVADOR-BAHIA, GRE DE ITAPOÃ
Resumo
Esta pesquisa resulta das reflexões e análises com o objetivo de compreender o entendimento dos docentes de Arte da Gerência Regional (GRE) de Itapuã, acerca do referencial curricular, Tempos de Aprendizagem, implementado em
2014, pela Secretaria Municipal de Educação de Salvador, para a Modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA II (Anos finais). O estudo tem abordagem qualitativa, tomando como estratégia de pesquisa o estudo de caso, com análise documental e entrevistas. O desenho teórico da pesquisa é apresentado a partir do enlace entre a EJA, o currículo e a arte. Utilizamos os estudos de Freire (2014, 2106), Arroyo (2013), Sacristan (2008), dentre outros teóricos com vistas a compreender a relevância das vozes que constituem os docentes de Arte na EJA II. Constatamos, ao findar o estudo, que as práticas curriculares devem estar fortalecidas por meio da participação contínua dos docentes da EJA. Ademais, a escuta desse educador através do ato formativo, propicia a construção de sentidos e significados por meio da interação enquanto espaço de partilha de experiências curriculares e saberes docentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
Copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
Encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.