A travessia “do EJA” ao Encceja : Será o mercado da educação não formal o novo rumo da EJA no Brasil?
Resumo
O artigo reflete sobre a redução da oferta escolar de Educação de Jovens e Adultos (EJA) simultaneamente à ampliação da oferta de certificação no contexto de contrarreforma da Educação.. A hipótese é a de que a tendência atual da EJA reitera, sob novos termos, a histórica orientação de que à classe trabalhadora bastam cursos de menor duração e/ou apenas a certificação de ensino fundamental e médio. Constatou-se que, na atualidade, há uma tendência de deslocamento dos esforços e do investimento em escolarização na EJA para a aligeirada e econômica certificação, através do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), na qual o fechamento das escolas destinadas a essa modalidade é o mais visível do fenômeno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
Copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
Encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.