Diário de aula: avaliação do ensino-aprendizagem no contexto da Educação de Jovens e Adultos privados de liberdade

Autores

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar o modo como professores e alunos privados de liberdade narram as experiências referentes à avaliação do ensino-aprendizagem mediante a escrita de diários de aula. Metodologicamente, investiu-se em uma pesquisa de natureza qualitativa e colaborativa, na forma de estudo de caso. O trabalho ancorou-se nos estudos de Porlán (1987) e Zabalza (2004) sobre o uso reflexivo do diário de aula para melhorar a prática docente e, consequentemente, a aprendizagem dos alunos. Compuseram o palco da pesquisa as celas de aula de três unidades prisionais da região metropolitana de Fortaleza-CE. A amostra foi composta por 40 sujeitos, sendo 35 alunos privados de liberdade e 5 professores. Os resultados apontaram que a escrita do diário de aula favorece a sistematização sobre as práticas avaliativas, contribuindo para a realização de uma avaliação comprometida com a qualidade do desenvolvimento do aluno e do professor, na medida em que ela mesma já é um processo de reflexão sobre o ensinar e o aprender. Pelo caráter reflexivo e catártico, os professores e os alunos expuseram nos diários não apenas elementos do universo educacional, mas também de suas histórias de vida. Todos os docentes participantes da pesquisa revelaram mudanças de concepções sobre a avaliação do ensino-aprendizagem ao longo do uso pedagógico do diário de aula.

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

SOARES, C. P. G.; VIANA, T. V. Diário de aula: avaliação do ensino-aprendizagem no contexto da Educação de Jovens e Adultos privados de liberdade. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 2, n. 04, p. 123–147, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/8942. Acesso em: 21 nov. 2024.