VIOLÊNCIAS NAS RELAÇÕES DE TRABALHO EM CONTEXTO PRISIONAL
Resumo
Este artigo tem por objetivo identificar e refletir sobre condições e relações de trabalho, o dia a dia, mecanismos de naturalização do poder nas relações hierárquicas que podem impactar na saúde mental de servidores de diversas funções dentro do sistema prisional. Trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa de natureza exploratória. Para atender aos objetivos propostos foi elaborado e disponibilizado um questionário usando a plataforma google forms, de preenchimento on line contendo questões divididas em duas categorias: perfil e situações de violências experienciadas pelos/as servidores/ as no ambiente no ambiente de trabalho. Os resultados da pesquisa revelaram uma predominância do público masculino, sendo que, de uma forma geral (eles/elas) têm idade entre 26 a 46 anos, com ensino superior completo, casados e com filhos. Foi identificado que estes/as trabalhadores/as sofrem cotidianamente violências no seu ambiente de trabalho, das quais, destaca-se o assédio organizacional. Finaliza-se com a proposição de algumas alternativas como contribuição para a melhoria da qualidade de vida laboral dos servidores do sistema prisional como, por exemplo, o investimento no processo de acompanhamento da saúde destes trabalhadores, o que poderia impactar nas suas vidas pessoais e profissionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
Copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
Encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.