POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DE SEGURANÇA: DISPUTAS EM TORNO DA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO NAS PRISÕES

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Resumo

No debate acerca da garantia de acesso à Educação de Jovens e Adultos (EJA), por parte dos sujeitos inseridos nos espaços de privação e restrição de liberdade (EPRL) se constatam conquistas no cenário político nacional. Compreender as contradições e desafios que impedem de assegurar o direito à educação no sistema prisional brasileiro exige aprofundar estudos no campo das políticas públicas educacionais e de segurança, promovendo articulações às dinâmicas sociais das prisões, no contexto reformador neoliberal; em paralelo ao que se tem denominado contemporaneamente como Estado penal e o fenômeno do hiper encarceramento. Análises de documentos da UNESCO revelam os marcos regulatórios – desde o final da primeira metade do século XX – e disputas em torno da EJA como um direito. Ficou evidente o alinhamento entre as políticas para a EJA em prisões no Brasil e a agenda globalmente estruturada na área, assim como elementos que fragilizam a garantia do direito à educação.

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

LAFFIN, M. H. L. F.; CABRAL, P.; BARCELOS, C. da S. POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DE SEGURANÇA: DISPUTAS EM TORNO DA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO NAS PRISÕES. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 2, n. 04, p. 21–32, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/8936. Acesso em: 22 dez. 2024.