OS SUJEITOS ESTUDANTES DA EJA: um olhar para as diversidades
Resumo
Este trabalho objetiva fazer uma reflexão sobre a heterogeneidade presente
na EJA e sinalizar alguns prismas para observar, analisar, estudar e quiçá
compreender os sujeitos formadores, integrantes e frequentadores dessa
modalidade. A reflexão sobre o sujeito tem como base os estudos freireanos,
de que a vocação do homem é de ser sujeito enraizado em um espaço e tempo
histórico e num constante processo de vir a ser. Os procedimentos metodológicos
adotados são de uma pesquisa documental e bibliográfica, procurando destacar as
categorias centrais, os conceitos e as noções usadas pelos autores que tratam dos
estudantes sujeitos da EJA em âmbito nacional. Como resultados parciais da pesquisa,
observaram-se múltiplos olhares referentes aos sujeitos da EJA sintetizados em três eixos:
o sujeito em sua totalidade dentro e fora do âmbito escolar; o sujeito integrado à realidade
escolar que ora o inclui, ora não; e, o sujeito e seu projeto de futuro ao adentrar na escola
(espaço de sociabilidade) e futuramente no mundo do trabalho. Os resultados apresentados
foram os seguintes: São sujeitos jovens e adultos na sua íntegra, em constante busca por
aprendizado e formação, com a perspectiva de pensar ou/e repensar suas trajetórias educativas
ao retornarem para a escola da EJA.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
Copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
Encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.