FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: espaço de direito e de disputas
Resumo
Este texto objetiva analisar a formação docente para atuar na Educação de Jovens, Adultos (EJA) e, no seu desenvolvimento, realizaram-se estudos bibliográficos e análise de conteúdo para a identificação da presença ou não de estudos de EJA em cursos de Pedagogia e de Licenciaturas nas Universidades Federais Brasileiras. Sobre políticas públicas, foram fundamentais os estudos de Azevedo (2004) e Höfling (2001), no âmbito dos direitos à educação de Jovens e Adultos, Sartori (2011) e sobre a questão da formação Soares (2012), Laffin (2013) e Ventura (2012). Debatem-se o “compromisso, a competência e a responsabilidade” do Ministério da Educação e das universidades para com a formação de EJA nos Cursos de Pedagogia e demais licenciaturas. Tais cursos formam docentes para a Educação Básica, portanto, evidencia-se a necessidade de que os currículos dos cursos cumpram a legislação nacional para com a EJA. Esses elementos vêm sendo exigidos, tanto no âmbito da realidade objetiva de estudantes e docentes de EJA, dos resultados das pesquisas acadêmicas, como dos movimentos e representações sociais que precisam estar presente nas universidades brasileiras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
Copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
Encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.