A CONTRIBUIÇÃO DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA AMÉRICA LATINA

Autores

  • Ivanilde Apoluceno de Oliveira
  • Tânia Regina Lobato dos Santos Universidade do Estado do Pará

Resumo

Este artigo é recorte de uma pesquisa concluída em 2016 e financiada pelo CNPq, com o tema “A Educação de Paulo Freire nos contextos latino e norte- americanos”. O objetivo, neste artigo, é identificar a influência do pensamento de Paulo Freire na educação latino-americana. A pesquisa apresenta como referencial teórico Paulo Freire e autores que realizaram estudos sobre a educação freireana na América Latina. A metodologia consiste em uma pesquisa de campo qualitativa. Os procedimentos metodológicos são: a) levantamento bibliográfico, on line e digital; b) a realização de entrevista aberta, visando o mapeamento dos estudos e práticas educacionais freireanos no contexto da América Latina; c) a sistematização e a análise dos dados com base em categorizações temáticas. Entre os resultados destaca-se: Paulo Freire contribuiu para a Educação de Jovens e Adultos na América Latina em uma perspectiva de educação popular crítica e dialógica, voltada para a
formação humana e cidadã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-08-16

Como Citar

OLIVEIRA, I. A. de; SANTOS, T. R. L. dos. A CONTRIBUIÇÃO DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA AMÉRICA LATINA. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 45–52, 2018. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/5227. Acesso em: 22 dez. 2024.