A CONTRIBUIÇÃO DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA AMÉRICA LATINA
Resumo
Este artigo é recorte de uma pesquisa concluída em 2016 e financiada pelo CNPq, com o tema “A Educação de Paulo Freire nos contextos latino e norte- americanos”. O objetivo, neste artigo, é identificar a influência do pensamento de Paulo Freire na educação latino-americana. A pesquisa apresenta como referencial teórico Paulo Freire e autores que realizaram estudos sobre a educação freireana na América Latina. A metodologia consiste em uma pesquisa de campo qualitativa. Os procedimentos metodológicos são: a) levantamento bibliográfico, on line e digital; b) a realização de entrevista aberta, visando o mapeamento dos estudos e práticas educacionais freireanos no contexto da América Latina; c) a sistematização e a análise dos dados com base em categorizações temáticas. Entre os resultados destaca-se: Paulo Freire contribuiu para a Educação de Jovens e Adultos na América Latina em uma perspectiva de educação popular crítica e dialógica, voltada para a
formação humana e cidadã.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
Copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
Encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.