CONDIÇÕES E MOTIVAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM AMBIENTE PRISIONAL: UM ESTUDO A PARTIR DA REALIDADE PORTUGUESA
Resumo
A educação em ambiente prisional tem sido apontada como um direito e, em particular, como uma necessidade das pessoas em reclusão, com baixos níveis de escolaridade, sendo considerada essencial nos processos de ressocialização e de prevenção de reincidência de comportamentos em conflito com a lei. Por outro lado, ainda que a oferta procure responder a esse direito e essas necessidades, sabemos que envolve menos pessoas do que seria esperado, registando, em simultâneo, índices de desistência e abandono muito acima do desejável. Neste estudo, através de entrevistas não estruturadas a responsáveis de um estabelecimento prisional e de uma escola associada e a professores, procurou-se compreender e caraterizar o problema, reunindo informação que nos desafia a aprofundar a relação entre instituições e os respetivos profissionais, potenciando condições capazes de incrementar as motivações para o envolvimento dos reclusos nas atividades educativas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
Copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
Encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.