EJA Popular Negra

notas preliminares sobre agência criativa negra

Autores

Palavras-chave:

Educação Popular Negra, Equidade Étnico-Racial, Educação

Resumo

Neste artigo, propomos discutir a Educação de Jovens e Adultos (EJA) como parte das reivindicações realizadas pelo movimento negro brasileiro e por intelectuais engajados(as) na luta antirracista. Considerar a EJA social e étnico-racialmente referenciada contribui para, entre outras coisas, reconhecer a importância da atuação histórica desse movimento realizada também na defesa desta modalidade de ensino. Os principais procedimentos metodológicos utilizados foram: i) o exame de documentos; ii) a realização da pesquisa bibliográfica, entre outros. Os resultados alcançados apontam que as experiências de educação popular concebidas pelo movimento negro junto e com pessoas jovens, adultas e idosas têm muito a nos ensinar

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Biografia do Autor

Natalino Neves da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

 Professor Adjunto da Faculdade de Educação (FaE), Departamento de Administração Escolar (DAE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

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Publicado

2024-07-26

Como Citar

NEVES DA SILVA, N. EJA Popular Negra: notas preliminares sobre agência criativa negra. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 34–45, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/20879. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 12 Relações Raciais na Educação de Jovens e Adultos (EJA): potencialidades, limites e desafios da implementação das leis nº 10.639/03 e 11.645/08