Por uma Educação de Jovens e Adultos Antirracista

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos - relações raciais

Resumo

Este Dossiê aborda uma temática central e permanente na ordem do dia, “as relações raciais na Educação de Jovens e Adultos (EJA): potencialidades, limites e desafios da implementação das leis n.°10.639/03 e n.°11.645/08”. Tal centralidade se dá pelo fato de que o racismo é concreto e cada dia se metamorfoseia nas estranhas da sociedade brasileira e mundial,
portanto requerendo estratégias de luta contra o racismo, sendo a educação uma dessas possibilidades concretas de intervenção antirracista no seio da escola e consequentemente da sociedade. Todavia, não podemos nos iludir com um pensamento exageradamente otimista de que a educação e a escola são as salvadoras da humanidade, ou que vão resolver ou
minimizar o racismo, ledo engano! Posto que o racismo não é autoexplicativo, demanda de uma compreensão interseccional, portanto as ações de combate precisam ser no contexto de políticas intersetoriais, que venham exercer uma práxis antirracista, nascida e sustentada no movimento negro do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo

sem Fronteiras, v.12, n.1, pp. 98-109, Jan/Abr 2012. Disponível em: http://www.apeoesp.org.br/

sistema/ck/files/5_Gomes_N%20L_Rel_etnico_raciais_educ%20e%20descolonizacao%20do%20

curriculo.pdf. Acesso em: 9.11.23.

PAULA, Claúdia Regina de. O protagonismo negro: o movimento negro na luta por uma educação antirracista. Acervo. Rio de Janeiro, v. 22, n. 2, p. 105-120, jul./dez., 2009. Disponível em: https://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/11/11. Acesso em: 08.11.2023.

PIMENTEL, Celeste Aparecida ; PEREIRA, Antonio ; MACHADO, Célia Tanajura . Nós temos racismo sim,

deveríamos agir contra e não só discutir: o currículo praticado e as questões étnico-raciais na escola.

Linhas (Florianópolis. Online), v. 24, p. 124-153, 2023. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/

index.php/linhas/article/view/24083.

SANTOS, Juliana. G; PEREIRA, Antonio. As questões étnico-raciais na educação e docência em prisões:

percepção docente em intervenção pedagógica. Aprender: Caderno de Psicologia e Filosofia da

Educação, v. 2, p. 36-56, 2022 disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/

article/view/11344.

PEREIRA, Antonio. Pesquisa de intervenção em educação. Salvador: EDUNEB, 2019.

PEREIRA, Antonio. Pesquisa interventiva nos mestrados profissionais em educação: fundamentos e

possibilidade práxica. Revista de Estudos Aplicados em Educação, São Caetano do Sul, v. 6, n. 12, p. 37-52, 2021. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/

view/8069/3633. Acesso em: 22 dez. 2021.

Pereira, Antonio. Pesquisa Prática e Pesquisa Aplicada em Educação: Reflexões epistemo-metodológicas. Revista Educação e Cultura Contemporânea, 20, 10598. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10598.

Acesso em: 15.12.23

PEREIRA, Antonio; SANTOS, Dione; SOUZA, Nadir. A educação em prisões e os conteúdos etnicos-raciais:

uma reflexão a partir do projeto a cor do Brasil. RIEJA - Revista Internacional de Educação de Jovens

e Adultos, v. 02, p. 148-161, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rieja/

article/view/8943/0.

RODRIGUES, Cristiano Santos; PRADO, Marco Aurélio Maximo. Movimento de mulheres negras:

trajetória política, práticas mobilizatórias e articulações com o estado brasileiro. Psicol. Soc. 22

(3) • Dez 2010 . https://doi.org/10.1590/S0102-71822010000300005.

SANTOS, Nitevaldo Eloi. Ressignificando a Africa e a cultura afrobrasileira: uma pesquisa de intervenção

na EJA no Centro Estadual de Educação Magalhães Neto. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado

em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia, 201

Downloads

Publicado

2024-07-26

Como Citar

PEREIRA, A. Por uma Educação de Jovens e Adultos Antirracista. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 8–10, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/20877. Acesso em: 21 dez. 2024.