Uma Visão para Além das “Malvinas"

Autores

Palavras-chave:

práticas pedagógicas

Resumo

O artigo possui como proposta trazer discussões sobre a Educação de Jovens e  Adultos EJA na sua relação com práticas pedagógicas de sala de aula que visem o desenvolvimento de uma educação antirracista. A escrita é motivada pela necessidade de discussão da Lei N° 10.639/03 que instituiu a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no Currículo Escolar e da lei N° 11.645/08 que amplia a obrigatoriedade também para os povos originários. Após vinte anos de implantação da Lei 10.639/03 ainda estamos caminhando no desenvolvimento de práticas que realmente introduzam as temáticas na sala de aula e promovam uma educação antirracista. Apesar de termos Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História desde 2004 ainda não avançamos muito nos processos de discussões das temáticas imbricadas no currículo escolar. O ponto de partida central para as discussões deste estudo será o Bairro da Paz com sua história, os alunos e alunas que estão inseridos neste contexto. O artigo possui relação com o trabalho de mestrado e doutorado do primeiro autor e da segunda autora, pois ambos discutem a EJA em seus estudos acadêmicos. Na primeira parte do texto será apresentando um pouco da história do Bairro da Paz, enquanto espaço de resistência. Em seguida traremos informações de um questionário aplicado aos/as alunos/as com objetivo de identificar um pouco quem são estes sujeitos a fim de estabelecer relações com seus processos de resistências cotidianas. Potencializar discussões sobre o tema é essencial para promover novas propostas pedagógicas para a modalidade de ensino que visem a superação das desigualdades sociais e do racismo. Este artigo se constitui numa primeira fase de um projeto que terá continuidade a partir dos primeiros achados e já demostrou importância para inserção do tema no currículo escolar.

Palavras-chave: EJA; Educação Antirracista;

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Biografia do Autor

Rossivel Sampaio Moraes, UNIVATES/ UFBA / SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE LAURO DE FREITAS

Rossival Sampaio Morais, graduado em Pedagogia pela UNEB(2004), Letras pela FTC(2008), possuo Especialização em Psicopedagogia pela FACIBA,  Alfabetização e Letramento pela UFBA, Educação de Jovens e Adultos ( Faculdade São Luiz), Mídias e Eeducação(UESB), Metodologias Ativas (UNIVASF).  É professor da rede municipal de Salvador desde 2006 e coordenador Pedagógico em Lauro de Freitas desde 2009. Atualmente é Mestrando em Ensino pela UNIVATES. Link pelo lattes:http://lattes.cnpq.br/9156826922392549.  

Cliede Pereira Oliveira, Universidade Regional Integrada do Alto do Uruguai e das Missões - URI

Doutoranda em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto do Uruguai e das Missões - URI. Mestre em Gestão e Tecnologia Aplicada à Educação pelo GESTEC/UNEB. Especialista em Gênero e Sexualidade na Educação pela UFBA (2020). Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela UFBA (2019). Especialista em Metodologia de Ensino em Atenção às Especificidades da Educação Inclusiva na Contemporaneidade pela Faculdade Visconde de Cairu em 2004. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (1998). Pesquisadora do Grupo de Estudos, Pesquisas e Experimentações Educacionais (GEPEE), grupo de pesquisa vinculado ao Instituto Anísio Teixeira da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Professora e diretora da Rede Municipal de Ensino de Salvador. Mediadora das temáticas: EJA, sexualidade, avaliação institucional na escola, prevenção da violência contra criança, adolescente

Jane Heber, UNIVATES

Possui Graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (1999). Especialização em Ensino de Química na Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2004). Especialização em Docência Universitária na Contemporaneidade - Universidade de Caxias do Sul - UCS (2020). Especialização em Gestão Escolar Integradora (Administração, Inspeção, Orientação, Coordenação Pedagógica - Faculdade Batista de Minas Gerais (em andamento). Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- PUCRS (2007). Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2018). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e nos cursos de Engenharias de Produção (EAD), Biologia - Licenciatura Plena (EAD), Biomedicina e Farmácia na Universidade do Vale do Taquari - Univates. Coordenadora de Feira Estadual de Ciências da Univates. Coordenadora Pedagógica da Escola Estadual de Educação Básica Vidal de Negreiros - Estrela/RS. Atua com formação continuada pela APE - Assessoria Pedagógica Educacional da Univates com oficinas voltadas para a formação de professores de ciências bem como metodologias ativas e Investigação no Ensino. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: experimentação no ensino de química, contextualização no ensino de química, formação docente , políticas públicas e currículo.

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Publicado

2024-07-26

Como Citar

SAMPAIO MORAES, R.; OLIVEIRA, C. P.; HEBER, J. Uma Visão para Além das “Malvinas". Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 129–145, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/20453. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 12 Relações Raciais na Educação de Jovens e Adultos (EJA): potencialidades, limites e desafios da implementação das leis nº 10.639/03 e 11.645/08