Pesquisa-Formação e História de Vida

entreolhares da lei 10.639/03 na educação de Jovens e Adultos

Autores

Palavras-chave:

Avaliação; Educação de Jovens e Adultos; Ensino., Lei nº 10.639/2003., formação docente

Resumo

O texto discute a relevância da lei nº 10.639/2003 e sua aplicação na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de um recorte da Dissertação de mestrado defendida em 2020. É uma pesquisa-formação realizada com professores que atuam na EJA em uma escola pública em Cairu-BA. O objetivo é compreender as percepções e práticas dos(as) professores(as) em relação à lei e à EJA. A pesquisa versa sobre os estudos e teorias sobre a Educação de Jovens e Adultos, a saber; Arroyo (2011), Brasil (1988, 1996, 2000, 2003, 2004; 2014), da Educação para as relações raciais, a saber; Brasil (1988, 1996, 2000, 2003, 2004 2014), Gomes (2011), Hall (2003), Munanga (2010), Noguera (2014); Santos e Dantas (2020). A  pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e foi organizada em categorias analíticas, como perfil socioeconômico, itinerários formativos na EJA, racismo e a (im)pertinência da lei nº 10.639/2003 na EJA. O estudo busca explorar e descrever o fenômeno da lei e sua aplicação na EJA, com base nas narrativas dos professores participantes. Portanto, neste artigo é discorrido que nos falta formação de base e continuada para trabalhar com os “Outros Sujeitos” Arroyo (2014), com a Pedagogia Decolonial, Pedagogia Antirracista e a “Afrobetização associado ao letramento de (re) existências” Santos; Dantas (2020), por isso a proposição deste ateliê formativo.

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Biografia do Autor

Joilson Batista de São Pedro, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Técnologias Aplicadas à Educação (GESTEC), Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutorando em Difusão do Conhecimento pelo Programa de PósGraduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC), Universidade Federal da Bahia. Licenciado em Pedagogia e Geografia e especialista em Ensino da História e Cultura Afro Brasileira e Indígena pelo Instituto Federal Baiano (IFBAIANO). Professor da Rede Municipal de Educação de Cairu, Bahia

Carla Liane Nascimento dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Doutora e Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Permanente do Programas de Pós-Graduação em Gestão e tecnologiasA plicadas à Educação (GESTEC) e Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (PPGEJA), Universidade do Estado da Bahia.

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Publicado

2024-07-26

Como Citar

BATISTA DE SÃO PEDRO, J.; NASCIMENTO DOS SANTOS, C. L. Pesquisa-Formação e História de Vida: entreolhares da lei 10.639/03 na educação de Jovens e Adultos. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 165–181, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/20155. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 12 Relações Raciais na Educação de Jovens e Adultos (EJA): potencialidades, limites e desafios da implementação das leis nº 10.639/03 e 11.645/08