Pesquisa-Formação e História de Vida
entreolhares da lei 10.639/03 na educação de Jovens e Adultos
Palavras-chave:
Avaliação; Educação de Jovens e Adultos; Ensino., Lei nº 10.639/2003., formação docenteResumo
O texto discute a relevância da lei nº 10.639/2003 e sua aplicação na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de um recorte da Dissertação de mestrado defendida em 2020. É uma pesquisa-formação realizada com professores que atuam na EJA em uma escola pública em Cairu-BA. O objetivo é compreender as percepções e práticas dos(as) professores(as) em relação à lei e à EJA. A pesquisa versa sobre os estudos e teorias sobre a Educação de Jovens e Adultos, a saber; Arroyo (2011), Brasil (1988, 1996, 2000, 2003, 2004; 2014), da Educação para as relações raciais, a saber; Brasil (1988, 1996, 2000, 2003, 2004 2014), Gomes (2011), Hall (2003), Munanga (2010), Noguera (2014); Santos e Dantas (2020). A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e foi organizada em categorias analíticas, como perfil socioeconômico, itinerários formativos na EJA, racismo e a (im)pertinência da lei nº 10.639/2003 na EJA. O estudo busca explorar e descrever o fenômeno da lei e sua aplicação na EJA, com base nas narrativas dos professores participantes. Portanto, neste artigo é discorrido que nos falta formação de base e continuada para trabalhar com os “Outros Sujeitos” Arroyo (2014), com a Pedagogia Decolonial, Pedagogia Antirracista e a “Afrobetização associado ao letramento de (re) existências” Santos; Dantas (2020), por isso a proposição deste ateliê formativo.
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