A Importância da Coordenação Pedagógica para Concretizar o Currículo Integrado na Educação

Autores

Palavras-chave:

Currículo integrado, Educação Profissional, Coordenação pedagógica

Resumo

Esse artigo partiu do seguinte problema: qual o papel da Coordenação Pedagógica na concretização do currículo integrado do Curso Técnico em Administração do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja), em um dos Campi do Instituto Federal de Brasília? O estudo de caso teve como objetivo geral em compreender a promoção da integração curricular expressa no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) que se desdobrou em cinco objetivos específicos, como a análise das concepções expressas nos documentos norteadores no curso sobre a organização do trabalho pedagógico; a identificação dos mecanismos existentes para desenvolver o currículo integrado, apontando limites e obstáculos e apresentando estratégias de ações de intervenção para a melhoria continua do exercício do currículo integrado na Educação Profissional. O estudo de caso desenvolvido buscou compreender o fenômeno de forma aprofundada através de uma coleta de dados sistemática, utilizando entrevistas semiestruturadas realizada com três grupos de protagonistas que atuam no curso: docentes do curso técnico do Proeja, a Coordenação Pedagógica e a Coordenação do Curso, totalizando um grupo de amostra de 12 entrevistados. Os resultados encontrados revelam contradições, avanços e preocupações na organização do trabalho pedagógico e na gestão pedagógica do curso, que precisam ser enfrentadas para o alcance da integração curricular pleiteada no PPC e normativas oficiais da instituição

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Biografia do Autor

Apoliane Lima Euclydes, Instituto de Brasília.

 Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional. Instituição a que pertence: Instituto de Brasília. Cargo: Assistente de Alunos

Márcia Castilho de Sales, SEEDF

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (1985), Especialista em Tecnolgia Educativa pela Faculdade de Motricidade Humana - UTLisboa (2006) - Portugal e em Formação de Professores para séries iniciais - UnBrasília - DF (2003), Mestrado em Engenharia de Mídias para a Educação pela Universidade de Poitiers - França (2007) e Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2018). Professora aposentada da SEEDF desde 2015.

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Publicado

2023-11-20

Como Citar

LIMA EUCLYDES, A.; CASTILHO DE SALES, M. A Importância da Coordenação Pedagógica para Concretizar o Currículo Integrado na Educação. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 145–155, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/19151. Acesso em: 10 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 11 10 Anos Comemorativos do MPJA: o legado na pesquisa e inserção social