A Importância da Coordenação Pedagógica para Concretizar o Currículo Integrado na Educação

Autores

Palavras-chave:

Currículo integrado, Educação Profissional, Coordenação pedagógica

Resumo

Esse artigo partiu do seguinte problema: qual o papel da Coordenação Pedagógica na concretização do currículo integrado do Curso Técnico em Administração do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja), em um dos Campi do Instituto Federal de Brasília? O estudo de caso teve como objetivo geral em compreender a promoção da integração curricular expressa no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) que se desdobrou em cinco objetivos específicos, como a análise das concepções expressas nos documentos norteadores no curso sobre a organização do trabalho pedagógico; a identificação dos mecanismos existentes para desenvolver o currículo integrado, apontando limites e obstáculos e apresentando estratégias de ações de intervenção para a melhoria continua do exercício do currículo integrado na Educação Profissional. O estudo de caso desenvolvido buscou compreender o fenômeno de forma aprofundada através de uma coleta de dados sistemática, utilizando entrevistas semiestruturadas realizada com três grupos de protagonistas que atuam no curso: docentes do curso técnico do Proeja, a Coordenação Pedagógica e a Coordenação do Curso, totalizando um grupo de amostra de 12 entrevistados. Os resultados encontrados revelam contradições, avanços e preocupações na organização do trabalho pedagógico e na gestão pedagógica do curso, que precisam ser enfrentadas para o alcance da integração curricular pleiteada no PPC e normativas oficiais da instituição

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Apoliane Lima Euclydes, Instituto de Brasília.

 Mestrado em Ciências da Educação/Administração Educacional. Instituição a que pertence: Instituto de Brasília. Cargo: Assistente de Alunos

Márcia Castilho de Sales, SEEDF

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (1985), Especialista em Tecnolgia Educativa pela Faculdade de Motricidade Humana - UTLisboa (2006) - Portugal e em Formação de Professores para séries iniciais - UnBrasília - DF (2003), Mestrado em Engenharia de Mídias para a Educação pela Universidade de Poitiers - França (2007) e Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2018). Professora aposentada da SEEDF desde 2015.

Referências

BRASIL, Resolução n.º 001. Aprova a estrutura organizacional do Instituto Federal de Brasília (IFB) e dá outras providências. Instituto Federal de Brasília, 2017. https://www.ifb.edu.br/institucional/163-uncategorised/13211-resolucoes. Acessado em: 23 de março de 2021.

BRASIL, INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA [IFB] (2016). PPC do Técnico de Nível Médio em Administração Integrado ao Ensino Médio na modalidade proeja. https://www.ifb.edu.br/attachments/article/5913/PLANO%20DE%20CURSO%20PRO- EJA%20DM%20ATUALIZADO.pdf.

CORRÊA, S.; FERRI, C. Coordenação Pedagógica: das influências históricas à ressignificação de uma nova prática. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, [S. l.], v. 5, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/14994. Acesso em: 05 abril 2022.

MOURA, D. H. A integração curricular da educação profissional com a educação básica na modalidade de jovens e adultos (Proeja). Cadernos de Pesquisa em Educação, 39, 30-49, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/educacao/article/view/10244 Acesso em: 15 jun. 2022.

OLIVEIRA, J. C. de. Coordenador pedagógico: sua atuação como mediador entre as políticas oficiais e a comunidade escolar. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 4, p. 25–48, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/357. Acesso em: 31 out. 2022.

PLACCO, V.M.N.S., & SOUZA, V.L.T. O trabalho do coordenador pedagógico na visão de professores e diretores: contribuições à compreensão de sua identidade profissional. In V.M.N.S. Placco, & L.R. Almeida, (Orgs.). O coordenador pedagógico: provocações e possibilidades de atuação (pp. 9-20). Loyola, 2012.

RAMOS, M. N. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In M. N. Ramos, M. Ciavatta, M., & G. Frigotto (Eds.), Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. Cortez, 2005.

SALES, M. C.; REIS, R. H. As perspectivas de integração no currículo da educação profissional integrada à EJA. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 153–170, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n1.41842. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2019v12n1.41842 . Acesso em: 20 maio 2022.

SALES, M. C. A Constituição do Currículo da Educação Profissional Integrado à Educação de Jovens e Adultos. 1ª edição. Editora Appris, 2020.

SANTOS, F. M. dos. Análise de conteúdo: a visão de Laurence Bardin. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 383–387, 2012.

TRIVIÑOS, A. N. S, (2009). Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: A Pesquisa Qualitativa em Educação– O Positivismo, A Fenomenologia, O Marxismo. 5 ed. Atlas. Trujillo, A. (1982). Metodologia da pesquisa científica. McGraw-Hill.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-20

Como Citar

LIMA EUCLYDES, A.; CASTILHO DE SALES, M. A Importância da Coordenação Pedagógica para Concretizar o Currículo Integrado na Educação. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 145–155, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/19151. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 11 10 Anos Comemorativos do MPJA: o legado na pesquisa e inserção social