Reconhecimento, Validação e Certificação de Saberes
obsolescência ou valorização dos sujeitos da EJA?
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos (EJA), Reconhecimento de Saberes, Educação ao Longo da VidaResumo
Este artigo apresenta uma discussão acerca das concepções de Educação ao Longo da Vida, tendo como objeto as políticas públicas dos processos de Reconhecimento de Saberes e Competências. Tais conceitos se inter-relacionam em processos de reconhecer, validar e certificar os saberes e as competências profissionais ou escolares de sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o intuito de viabilizar a elevação da escolaridade vinculada a programas institucionais. O estudo apresentado neste artigo caracterizou-se como qualitativo de abordagem dialética mediante estudo bibliográfico, análise de documentos legais em vigor no Brasil e estudo da implantação de certificação em uma instituição de Santa Catarina. Foi possível inferir que os documentos atuais são frutos da correlação de forças vigentes, no contexto atual da política neoliberal em que a concepção de Aprendizagem ao Longo da Vida sustenta um espaço de disputas nesses documentos. No entanto, existem práticas por parte de instituições que oferecem resistência a essa concepção as quais se fundamenta na Educação Popular e se aproxima da Educação Escolar/Permanente.
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