Rituais da Escola no Cárcere
um olhar para o ser mulher entre as grades e a sala de aula
Palavras-chave:
Rituais, Escola no cárcere, Mulheres, Sistema Prisional Paraense, EJAResumo
Este artigo versa sobre os rituais da escola no cárcere em interface com a problematização do ser mulher na sociedade brasileira e, especificamente os reflexos do punitivismo na constituição do ser mulher entre as grades e a sala de aula na EJA. Consiste numa pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, a qual dialoga com estudos de Tavares (2017); Onofre (2014); Oliveira (2003); Paulo Freire (1996); Peter McLaren (1991). O objetivo é analisar como os rituais da escola no cárcere e da política punitivista regulam a conduta, desejos, sentimentos e subjetividades das mulheres que cumprem pena e ao mesmo tempo participam dos processos de escolarização da EJA no cárcere, a fim de provocar reflexões para possíveis mudanças neste âmbito. Os resultados apontam que a escola prisional tem a capacidade de funcionar para além dos rituais negacionistas, assumindo o compromisso ético-político em prol da formação humana voltada para o exercício da cidadania e agir coletivo. Para isto, o estudo reafirma a necessidade de repensar a escola, o professor e os próprios educandos enquanto agentes de transformação social, valorando as experiências e trajetórias de vida destas mulheres, rompendo com as determinações subsidiadas pelo sistema prisional ora masculino e, ainda, repensando o papel social da escola feminina enquanto espaço de afirmação das identidades, resgate da autoestima, e formação humana e ética.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Maria Auxiliadora Maués de Lima; GUIMARÃES, Jesyan Wilysses Oliveira; COQUEIRO, Taize Rocha. Veredas para o sol: escritos sobre a educação no Cárcere Paraense. Curitiba, CRV, 2021.
BATISTA, Wilson Roberto. Educação e gênero no sistema penitenciário paulista. 2019. 253 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília/SP, 2019.
BENEDET, Marina Corbetta; MEDEIROS, Ana Beatriz. Gênero, saúde e prisão: maternidades possíveis no contexto prisional. Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí-SC. Revista de Psicologia, v. 33, n. 3, p. 205-211, set.-dez. 2021.
CARREIRA, Denise.; CARNEIRO, Suelaine. Relatoria nacional para o direito humano à educação: educação nas prisões brasileiras. São Paulo: Plataforma DhESCA Brasil, 2009.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 5ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. 7ª ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2022.
FREIRE, Paulo., et all. Pedagogia da Solidariedade, 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
GADOTTI, M. Palestra de encerramento. In: MAIDA, M. J. D. (Org.). Presídios e educação. São Paulo: FUNAP, 1993.
GOFFMAN, Erving. Manicômios, Prisões e Conventos. São Paulo: Perspectiva, 1961.
IRELAND, T. D. (Org.). Educação em prisões no Brasil: direito, contradições e desafios Educação em prisões. Em Aberto, Brasília, DF, v. 24, n. 86, p. 1-179, nov. 2011.
McLAREN, Peter. Rituais na escola: em direção a uma economia política de símbolos e gestos na educação. Petrópolis-RJ: Vozes, 1992.
MENDES, Soraia da Rosa. Criminologia feminista: novos paradigmas. São Paulo: Saraiva, 2014.
MIRANDA, João Milton Cunha de. Educação de jovens e adultos: escola no cárcere e ressocialização de mulheres cearenses no regime semiaberto. 205 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira. Faculdade de Educação. Universidade Federal do Ceará, 2016.
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Leituras Freireanas sobre educação. São Paulo:Editora UNESP, 2003.
ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. Educação escolar na prisão: o olhar de alunos e professores. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.
SILVA, Vanuza Souza. O ENTRE DA LIBERDADE, AS PRISÕES: Os feminismos que emancipam, prendem? Uma história do gênero feminino na Penitenciária Regional Feminina de Campina Grande (1970-2000). 301 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em História. Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Recife, 2014.
SOARES, Carla Poennia Gadelha; VIANA, Tania Vicente. Educação em espaços de privação de liberdade: descerrando grades. Jundiaí, Paco Editorial, 2016.
TAVARES, Suzianne Silva. Educação no Cárcere: Processo de Reinserção Social de Mulheres. 264 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade do Estado do Pará, Centro de Ciências Sociais e Educação, 2017.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Suzianne Silva Tavares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
Copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
Encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.