Elearning Internacional para Adultos, Brasil

Autores

Palavras-chave:

ELearning, Internacionalização do Aprendizado Online e Expansão do Ensino a Distância em Português

Resumo

O autor apresenta uma perspectiva internacional do ELearning como um ecossistema que transforma os sistemas educacionais em todo o mundo. O ELearning é organizado através de quatro níveis aninhados: internacional e regional (determinado principalmente pelo idioma), instituição ou programa, cursos e recursos educacionais. É a grande mudança que ocorre na Educação com o advento do século XXI. Nessa perspectiva global, o crescimento do ELearning no Brasil por causa da COVID-19 é visto como uma oportunidade de expansão internacional para além do limite de países que têm o português como língua nativa; isso inclui os Estados Unidos, Canadá e Europa Ocidental, que têm sido os principais receptores da diáspora brasileira. O artigo conclui com recomendações estratégicas, organizacionais e pedagógicas, sobre como alcançar a internacionalização do ELearning

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Biografia do Autor

Fábio Chacón, Bowie State University

Professor da Bowie State University, Maryland, USA

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-20

Como Citar

CHACÓN, F. Elearning Internacional para Adultos, Brasil. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 53–66, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/19113. Acesso em: 13 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 11 10 Anos Comemorativos do MPJA: o legado na pesquisa e inserção social