Educação de Jovens e Adultos
memória e legado dos dez anos de atuação do Programa de Pós-Graduação MPEJA
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Café Científico, Formação de Professores, Memória, Inserção social.Resumo
Esse artigo intenta resgatar a memória do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos na Modalidade de Mestrado Profissional (MPEJA), desnudando a contribuição do mesmo para a pesquisa e a extensão no campo da EJA. Destaca também a importância para a formação de professores ancorada nas especificidades dessa modalidade educativa. Emprega como metodologia a pesquisa bibliográfica, embasada em sites, documentos, artigos, dissertações e textos publicados, ancorada no estado do conhecimento e amparada na legislação educacional vigente. A base teórica se respalda em Freire (2020), Dantas (2016), Di Pierro (2006), Arroyo (2013), entre outros. Recupera a memória do Café Científico, experiência extensionista com foco na pesquisa educacional. Destaca algumas ações de internacionalização empenhadas no incremento do Programa, notadamente, a criação da Revista Internacional RIEJA e da Rede de Pesquisa Brasilueja. Os resultados evidenciam o aumento da pesquisa na/da EJA e o fortalecimento da extensão e da internacionalização do Programa no Estado da Bahia a partir de eventos realizados, projetos de pesquisa desenvolvidos com o envolvimento de docentes e estudantes do MPEJA. Reforça a contribuição do Programa como uma via importante de inclusão de sujeitos da EJA no desenvolvimento social.
Downloads
Referências
AMORIM, Antonio; DANTAS, Tânia Regina. Inserção socioeconômica e educacional do Programa de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos-EJA junto à comunidade baiana. Revista Plurais. Salvador, v.1, n.3, p. 46-58, ago./dez. 2016.
Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3057/1990. Acesso em 27 abril 2023.
ARROYO, Miguel. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ:Editora Vozes, 2013.
CARDOSO, Jackeline; DANTAS, Tânia Regina. Autobiografia e a formação de professores de jovens e adultos: entrelaces e reflexões. Miradas sobre la Educación a lo largo de la vida: investigaciones e experiències. Barcelona: Editora Montaber/Universitat de Barcelona, 2021, p.
DANTAS, Tânia Regina. Professores de adultos: formação, narrativas autobiográficas e identidade profissional. 2009. 525 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências da Educação, Universidade Autônoma de Barcelona, Salvador, 2009.
DANTAS, Tânia Regina et ali. Práticas pedagógicas em EJA em interface com o trabalho. In. A Educação e os Desafios da Sociedade Contemporânea: contributos da investigação. Atas do XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2022, p.184-192.
DANTAS, Tânia Regina. Formação de Educadores de Jovens e Adultos: diálogos na perspectiva da cidadania. In ALCOFORADO, J. et ali. Educação e Formação de Jovens e Adultos: (re)pensando o trabalho e os contextos profissionais”. Coimbra: Editora Minerva, p. 71-88, 2019.
DANTAS, Tânia Regina; SANTOS, José Jackson Reis dos; CAVACO, Carmen. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos- RIEJA. Salvador, v. 4, n. 07, jul./dez. 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja Acesso em 28 março 2023.
DANTAS, Tânia Regina. A Educação de Jovens e Adultos: singularidades e perspectivas. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos- RIEJA, v. 01, n. 01, jan./jun. 2018, p.72-88. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja Acesso em 06.07.2023.
DANTAS, Tânia Regina; MACHADO, Juliana. Éducation, Genre et Migration : un regard critique basé sur l’éducation des Jeunes et des Adultes. Revue Les Cahiers de Pédagogies Radicales, Varia Nº 3, França/Paris, p.1-22, mai.2022.
Disponível em: https://pedaradicale.hypotheses.org/ Acesso em 01 maio 2023.
DANTAS, Tânia Regina; MATOS, Maria Olívia de; APOLUCENO, Ivanilde; ALVES, Erica Valéria. (Orgs). Paulo Freire em diálogo com a educação de jovens e adultos. Salvador: EDUFBA, 2020.
DEDC/UNEB. Projeto do Café Científico. Elaboração Tânia Regina Dantas, Graça Costa dos Santos, Maria Aquino Sacramento. Salvador, 2014.
DI PIERRO, Maria Clara. Contribuições do I Seminário Nacional de Formação de Educadores de Jovens e Adultos. In SOARES, Leôncio. Fórum EJA Brasil, 2006, p.281-292.
DI PIERRO, Maria Clara. Revista Época Globo. Perdemos 3,2 milhões de matrículas na Educação de Jovens e Adultos. 2016.
FÓRUM EJA BRASIL. Histórico dos Fóruns de EJA.
http://forumeja.org.br/node/1191. Acesso em 07 fevereiro 2023.
http://forumeja.org.br/un/files/Formacao_de_educadores_de_jovens_e_adultos_.pdf Acesso em 07 fevereiro 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Tolerância/Paulo Freire: organização, apresentação e notas de Ana Maria Araújo Freire. Rio de Janeiro/São Paulo: Editora Paz e Terra, 2020.
HETKOWSKI, Tânia; DANTAS, Tânia Regina. Mestrados Profissionais: a itinerância da área de educação e os legados da Universidade do Estado da Bahia. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade. Salvador, v. 25, n. 47, p. 89-104, set./dez. 2016.
IBGE. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados/2022 Acesso em 03.09.2023.
LÉVY, Pierre. A conexão planetária: o mercado, o ciberespaço e a consciência. São Paulo: Ed.34, 2001.
MPEJA/UNEB. Dissertações. Disponível em: https://www.mpeja.uneb.br/teses-dissertacoes/ Acesso em 28 abril 2023.
NÓVOA, Antonio (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.
OLIVEIRA, Maria Olívia de Matos; DANTAS, Tânia Regina; SILVA, Ana Paula Conceição. Educação de jovens e adultos: currículo e direitos humanos: diálogos necessários. In SILVA, Aída M. Monteiro; COSTA, Graça Santos; LIMA, Isabel M. Sampaio Oliveira. Diálogos sobre educação em direitos humanos e a formação de jovens e adultos. Salvador: EDUFBA, 2016.
PNAD CONTINUA- IBGE.Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua.
https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/9171-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios-continua-mensal.html Acesso em 03.09.2023.
PEREIRA, Marcos Villela. Estética da Professoralidade: um estudo crítico sobre a formação do professor. Santa Maria: Editora UFSM, 2016.
RED INTERNACIONAL EDUCACIÓN PARA EL TRABAJO- RIET, Acordo de Cooperação Técnica, Administrativa, Científica e Cultural que entre si celebram a Universidade do Estado da Bahia e a Rede Internacional de Educação para o Trabalho- RIET. Salvador, UNEB, 2015.
RICOUER, Paul. A memória, a história e o esquecimento. Tradução: Alain François. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Tânia Regina Dantas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho.
Copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
Encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.