Educação de Jovens e Adultos

memória e legado dos dez anos de atuação do Programa de Pós-Graduação MPEJA

Autores

  • Tânia Regina Dantas UNEB

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Café Científico, Formação de Professores, Memória, Inserção social.

Resumo

Esse artigo intenta resgatar a memória do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos na Modalidade de Mestrado Profissional (MPEJA), desnudando a contribuição do mesmo para a pesquisa e a extensão no campo da EJA. Destaca também a importância para a formação de professores ancorada nas especificidades dessa modalidade educativa. Emprega como metodologia a pesquisa bibliográfica, embasada em sites, documentos, artigos, dissertações e textos publicados, ancorada no estado do conhecimento e amparada na legislação educacional vigente. A base teórica se respalda em Freire (2020), Dantas (2016), Di Pierro (2006), Arroyo (2013), entre outros. Recupera a memória do Café Científico, experiência extensionista com foco na pesquisa educacional. Destaca algumas ações de internacionalização empenhadas no incremento do Programa, notadamente, a criação da Revista Internacional RIEJA e da Rede de Pesquisa Brasilueja. Os resultados evidenciam o aumento da pesquisa na/da EJA e o fortalecimento da extensão e da internacionalização do Programa no Estado da Bahia a partir de eventos realizados, projetos de pesquisa desenvolvidos com o envolvimento de docentes e estudantes do MPEJA. Reforça a contribuição do Programa como uma via importante de inclusão de sujeitos da EJA no desenvolvimento social.

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Biografia do Autor

Tânia Regina Dantas, UNEB

Doutora em Educação- Universidad Autonoma de Barcelona (UAB). Mestre em Ciências da Educação - Université de Paris 8- Vincennes. Mestre em Didática e Organização de Ensino- UAB/Barcelona. Especialista em Educação de Jovens e Adultos (UFPB). Maîtrise em Filosofia - Université de Paris 8. Licenciada em Filosofia-Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Titular B da Universidade do Estado da Bahia. Criadora da Revista Internacional RIEJA. Ex- Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos- Mestrado Profissional/MPEJA, no periodo de 2012 a 2017. Docente Voluntária do Programa PPGeduc-UNEB.Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Autobiografia e Políticas Públicas- FORMAPP/CNPq.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-20

Como Citar

DANTAS, T. R. Educação de Jovens e Adultos: memória e legado dos dez anos de atuação do Programa de Pós-Graduação MPEJA. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 19–33, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/19112. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 11 10 Anos Comemorativos do MPJA: o legado na pesquisa e inserção social