A Lei Nº 10.639/2003

regulada, emancipada e não implementada na EJA

Autores

Palavras-chave:

Educação das Relações Étnico-Raciais;, Educação de Jovens e Adultos;, Política Pública;, Lei nº 10.639/2003.

Resumo

O texto proposto traz a perspectiva de uma abordagem pautada na seguinte indagação: será uma questão de vontade política a concretização da implantação da ERER nas salas de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas redes municipais soteropolitanas? Para dialogarmos sobre faremos breve relação entre a busca pela regularização e a luta diária pela prática, incluindo um breve levantamento histórico de investimentos na implementação de práticas pedagógicas. Assim, a pergunta guia ainda é: quais os prováveis empecilhos reais à sua realização nas escolas? A ausência da temática étnico-racial nos currículos da EJA expõe a ineficácia educacional numa cidade que é notadamente a cidade mais negra fora da África e reconhecida pela identidade plural do seu povo ao não atentar para a aplicação da Lei nº 10.639/2003 e também não conseguir dar conta das demandas e as necessidades destes sujeitos sociais. Apresentamos que dentre tais obstáculos que ata as ações pedagógicas sobressai o abismo existente entre o que se diz e o que se faz. Neste sentido, entendemos que é mister ponderar que ao profissional da educação não é permitido furtar-se na aplicabilidade das normativas educacionais, sendo prioritária a ação coletiva sobre a individual, de modo que estabeleça o reconhecimento, constituição e consolidação de como transdisciplinarmente atuar no trabalho com a Lei nº 10.639/2003 enfatizando os direitos humanos, inclusão, igualdade e equidade social, com aplicação da multirreferencialidade e interseccionalidade pertinentes.

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Biografia do Autor

Noliene Silva de Oliveira, UNEB

Mestra em História no Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras - UNEB, Pós-Graduação em História e Cultura Afro-brasileira e Metodologias - FETRAB/Fundação Visconde de Cairu, graduação em História (UCSAL), Pós-graduanda em Arte-Educação e Biblioteconomia (FACUMINAS)

Eliane Boa Morte , Smed / Grupo de Pesquisa Griô: Culturas Populares, Ancestralidade e Educação

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia; Mestrado em História pelo programa de Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Especialização em Direitos Humanos e História e Culturas Africanas e Afro-brasileiras com ênfase na Cultura do Benin e Especialização em História e Cultura Afro-brasileira e Indígena pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano (IFBAIANO)

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Publicado

2024-07-26

Como Citar

DE OLIVEIRA, N. S.; BOA MORTE DO CARMO, E. F. A Lei Nº 10.639/2003: regulada, emancipada e não implementada na EJA. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 61–74, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/18804. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 12 Relações Raciais na Educação de Jovens e Adultos (EJA): potencialidades, limites e desafios da implementação das leis nº 10.639/03 e 11.645/08