A Lei Nº 10.639/2003

regulada, emancipada e não implementada na EJA

Autores

Palavras-chave:

Educação das Relações Étnico-Raciais;, Educação de Jovens e Adultos;, Política Pública;, Lei nº 10.639/2003.

Resumo

O texto proposto traz a perspectiva de uma abordagem pautada na seguinte indagação: será uma questão de vontade política a concretização da implantação da ERER nas salas de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas redes municipais soteropolitanas? Para dialogarmos sobre faremos breve relação entre a busca pela regularização e a luta diária pela prática, incluindo um breve levantamento histórico de investimentos na implementação de práticas pedagógicas. Assim, a pergunta guia ainda é: quais os prováveis empecilhos reais à sua realização nas escolas? A ausência da temática étnico-racial nos currículos da EJA expõe a ineficácia educacional numa cidade que é notadamente a cidade mais negra fora da África e reconhecida pela identidade plural do seu povo ao não atentar para a aplicação da Lei nº 10.639/2003 e também não conseguir dar conta das demandas e as necessidades destes sujeitos sociais. Apresentamos que dentre tais obstáculos que ata as ações pedagógicas sobressai o abismo existente entre o que se diz e o que se faz. Neste sentido, entendemos que é mister ponderar que ao profissional da educação não é permitido furtar-se na aplicabilidade das normativas educacionais, sendo prioritária a ação coletiva sobre a individual, de modo que estabeleça o reconhecimento, constituição e consolidação de como transdisciplinarmente atuar no trabalho com a Lei nº 10.639/2003 enfatizando os direitos humanos, inclusão, igualdade e equidade social, com aplicação da multirreferencialidade e interseccionalidade pertinentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noliene Silva de Oliveira, UNEB

Mestra em História no Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras - UNEB, Pós-Graduação em História e Cultura Afro-brasileira e Metodologias - FETRAB/Fundação Visconde de Cairu, graduação em História (UCSAL), Pós-graduanda em Arte-Educação e Biblioteconomia (FACUMINAS)

Eliane Boa Morte , Smed / Grupo de Pesquisa Griô: Culturas Populares, Ancestralidade e Educação

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia; Mestrado em História pelo programa de Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Especialização em Direitos Humanos e História e Culturas Africanas e Afro-brasileiras com ênfase na Cultura do Benin e Especialização em História e Cultura Afro-brasileira e Indígena pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano (IFBAIANO)

Referências

ÂNTUNES, Angela; PADILHA, Paulo Roberto. Educação Cidadã, Educação Integral: fundamentos e práticas. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2010. (Educação Cidadã; 6).

BOAVENTURA, Edivaldo M. Estudos africanos na escola baiana: relato de uma experiência. Revista da Faeeba. Educação e contemporaneidade, Salvador, v. 12, n.19, p. 41-51, jan./jun. 2003.

BRASIL. Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm Acesso em: 29 set. 2023.

CARONE, Iray; BENTO, Maria Aparecida Silva (Org.). Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. Disponível em: https://www.mpba.mp.br/sites/default/files/biblioteca/direitos-humanos/enfrentamento-ao-racismo/publicacoes/psicologia_social_do_racismo_-_estudos_sobre_branquitude_e_branqueamento_no_brasil_-_iray_carone_by_iray_carone_z-lib.org_.pdf Acesso em: 29 set. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. [Online]. Paz e Terra: São Paulo, 1994.

MANFREDI, Sílvia Maria. 10. Uma maneira de construir pedagogia. In: GADOTTI, Moacir (Org.). 40 olhares sobre os 40 anos da pedagogia do oprimido. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008. (Instituto Paulo Freire. Série Cadernos de Formação; 1).

GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil, uma breve discussão. In: Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº 10.639/03. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. Disponível em: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/bib_volume2_educacao_anti_racista_caminhos_abertos_pela_lei_federal_10639_2003.pdf Acesso em: 28 set. 2023.

______. A contribuição dos negros para o pensamento educacional brasileiro. In: SILVA, Petronilha B. G.; BARBOSA, Lucia M. de Assunção (Org.) O pensamento negro em educação no Brasil: expressões do Movimento Negro. São Paulo: Ufscar, 1997.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

LIMA, Ivan Costa. História da educação do negro (a) no Brasil: pedagogia interétnica de Salvador, uma ação de combate ao racismo. Curitiba: Appris, 2017.

MUNANGA, Kabengele. Préfacio. In: CARONE, Iray; BENTO, Maria Aparecida Silva (Org.). Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. Disponível em: https://www.mpba.mp.br/sites/default/files/biblioteca/direitos-humanos/enfrentamento-ao-racismo/publicacoes/psicologia_social_do_racismo_-_estudos_sobre_branquitude_e_branqueamento_no_brasil_-_iray_carone_by_iray_carone_z-lib.org_.pdf Acesso em: 29 set. 2023.

PADILHA, Paulo Roberto. Município que educa: nova arquitetura da gestão pública. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009. (Série Cadernos de Formação; 2).

BRASIL. PLANO NACIONAL DE IMPLEMENTAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Brasília: MEC, SECADI, 2013.

ROMÃO, Jeruse (Org.). História da Educação do Negro e outras histórias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. 2005. Disponível em: http://educacao3.salvador.ba.gov.br/niveis-de-ensino/ Acesso em: 29 set. 2023.

SALVADOR. Modalidade de Ensino - EJA. [Site]. Secretaria Municipal da Educação de Salvador (SMED). Disponível em: http://educacao3.salvador.ba.gov.br/niveis-de-ensino/ Acesso em: 29 set. 2023.

SAVIANI, Nereide. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade, conteúdo/método no processo pedagógico. Campinas, SP: Autores Associados, 2018.

Downloads

Publicado

2024-07-26

Como Citar

DE OLIVEIRA, N. S.; BOA MORTE DO CARMO, E. F. A Lei Nº 10.639/2003: regulada, emancipada e não implementada na EJA. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 61–74, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/18804. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 12 Relações Raciais na Educação de Jovens e Adultos (EJA): potencialidades, limites e desafios da implementação das leis nº 10.639/03 e 11.645/08