A Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Lei 10 63903 no currículo do tempo juvenil
Palavras-chave:
Educação; EJA – Tempo Juvenil, ; Relações Étnicos Raciais, Lei 10 639/03Resumo
Este artigo tem por finalidade analisar a organização curricular do EJA/2022, voltada para o Tempo Juvenil e suas proposições temáticas para enfocar os conteúdos relacionados à disciplina Educação e Relações Étnico - Raciais com base na Lei 10.639/2003, particularmente, para o estado da Bahia no âmbito da escola pública. Para esta análise, utilizamos como fonte principal o documento elaborado pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia - SEC, intitulado: Organizador Curricular da Educação de Jovens e Adultos/OCEJA em 2022, buscando evidenciar as propostas formativas e suas relações com as diretrizes que estabelece a inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira. Como lastro teórico, além de autores que contribuem para as reflexões sobre as políticas para EJA e análise do currículo para o Tempo Juvenil, utilizaremos as referências bibliográficas produzidas por autores(as)[1] cujos estudos contribuíram para redimensionar a visão monolítica e colonial do conhecimento sobre a inserção dos africanos e afro brasileiros na sociedade atual, especialmente os desafios e resistências, para que no contexto da educação, possamos potencializar as iniciativas sobre a temática e fortalecer a visão crítica dos alunos da EJA /Tempo Juvenil.
Palavras-chaves :Educação; EJA – Tempo Juvenil; Relações Étnicos Raciais; Lei 10 639/03
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Referências
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