A Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Lei 10 63903 no currículo do tempo juvenil

Autores

Palavras-chave:

Educação; EJA – Tempo Juvenil, ; Relações Étnicos Raciais, Lei 10 639/03

Resumo

Este artigo tem por finalidade analisar a organização curricular do EJA/2022, voltada para o Tempo Juvenil e suas proposições temáticas para enfocar os conteúdos relacionados à disciplina Educação e Relações Étnico - Raciais com base na Lei 10.639/2003, particularmente, para o estado da Bahia no âmbito da escola pública. Para esta análise, utilizamos como fonte principal o documento elaborado pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia - SEC, intitulado: Organizador Curricular da Educação de Jovens e Adultos/OCEJA em 2022, buscando evidenciar as propostas formativas e suas relações com as diretrizes que estabelece a inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira. Como lastro teórico, além de autores que contribuem para as reflexões sobre as políticas para EJA e análise do currículo para o Tempo Juvenil, utilizaremos as referências bibliográficas produzidas por autores(as)[1] cujos estudos contribuíram para redimensionar a visão monolítica e colonial do conhecimento sobre a inserção dos africanos e afro brasileiros na sociedade atual, especialmente os desafios e resistências, para que no contexto da educação, possamos potencializar as iniciativas sobre a temática e fortalecer a visão crítica dos alunos da EJA /Tempo Juvenil.

Palavras-chaves :Educação;  EJA – Tempo Juvenil; Relações Étnicos Raciais; Lei 10 639/03

 

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Biografia do Autor

Cecilia Soares, UNEB

Docente Pleno na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus I - Departamento de Educação. Possui graduação Licenciatura em História (UCSAL/1987). Mestrado em História Social (UFBA/1994). Doutorado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/2009). Bolsa sandwich na Universidade de Salamanca Espanha (2008). Pós doutorado em Educação, Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB - (2016).

Ruthnelle Chagas

Metrado em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB pelo Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGED (2020) e graduação em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2001) e Pós Graduação em Memória História e Historiografia pela UESB (2010). Vice-diretora do Colégio Abdias Menezes em Vitória da Conquista. Professora de História em turmas da EJA (Ensino Médio) no colégio Eraldo Tinoco, na cidade de Presidente Jânio Quadros BA

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Publicado

2024-07-26

Como Citar

SOARES, C. C. M.; CHAGAS, R. de O. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Lei 10 63903 no currículo do tempo juvenil. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 75–84, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/18797. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 12 Relações Raciais na Educação de Jovens e Adultos (EJA): potencialidades, limites e desafios da implementação das leis nº 10.639/03 e 11.645/08