Avaliação do Impacto das das Politicas de Ações Afirmativas de Reserva de Vgas nas Universidades PúblicasGAS NA UNVERSIDADES PÚBLICAS

Autores

Palavras-chave:

Palavras-Chave: EJA; Socioeducação; Relações Etnico-raciais, Educação de Jovens e Adultos. Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos. Mestrado Profissional. Dissertações., políticas educacionais

Resumo

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo analisar o efeito das Políticas de Ações Afirmativas para negros e pobres nas universidades públicas, tendo como variável de impacto a nota dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) no ano de 2015. Identificar o impacto da política significa avaliar os efeitos do programa sobre a população alvo e tem a intenção de estabelecer uma relação de causalidade entre a aplicação da política e as alterações nas condições sociais. Utilizou-se o método quase experimental como estratégia para construir o grupo de tratamento, com auxílio de técnicas econométricas levando em consideração algumas variáveis observáveis que entram no modelo como variáveis de controle, como: sexo, idade, raça, escolaridade da mãe, escolaridade do pai, trabalho, recebe bolsa, horas de estudos e pessoas que moram na mesma casa. As evidências apontaram estatística significativa com impacto positivo para as políticas de ações afirmativas de reservas de vagas. Os estudantes cotistas tiveram nota média de desempenho no exame do ENADE superior aos não cotistas.

Palavras-chave: Ações Afirmativas; Políticas Públicas; Impacto; Causalidade.

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Biografia do Autor

Romilson do Carmo Moreira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Desenvolvimento e Profissionalização do Educador (CNPQ,2016). 

Rubens Mario Ribeiro Pacheco, Universidade do Estado da Bahia/ UNEB

Professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro do Grupo de Pesquisa Geotecnologias Aplicadas ao Planejamento Territorial e Ambiental – GEOPLAN - UCSal. (CNPQ, 2020). E-mail: rmrpacheco@uneb.br.

Jorge Adriano Ferreita de Souza, Universidade do Estado da Bahia/ UNEB

Professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Desenvolvimento e Profissionalização do Educador (CNPQ ,2016). E-mail:jorsouza@uneb.br

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Publicado

2024-07-26

Como Citar

DO CARMO MOREIRA, R.; RIBEIRO PACHECO, R. M.; FERREITA DE SOUZA, J. A. Avaliação do Impacto das das Politicas de Ações Afirmativas de Reserva de Vgas nas Universidades PúblicasGAS NA UNVERSIDADES PÚBLICAS. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 85–109, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/18766. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 12 Relações Raciais na Educação de Jovens e Adultos (EJA): potencialidades, limites e desafios da implementação das leis nº 10.639/03 e 11.645/08