Cordel com Dendê na EJA:
analise das posturas racistas e da cultura afro-brasileira.
Palavras-chave:
Literaturas Negras; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Representatividade; Identidades negras., Ensino de arte. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas. Processos artísticos experienciais. Saberes experienciais.Resumo
Este trabalho busca compreender como jovens e adultos conseguem afirmar nas composições textuais do Cordel os aspectos do seu viver cotidiano, legado dos seus patrimônios civilizatórios e reflexões acerca das relações étnico-raciais e os impactos do racismo nas existências da população negra. Analisa a importância da Literatura de Cordel como linguagem arte-educativa no processo de ensino-aprendizagem e como canal importante nas elaborações do conhecimento voltado para a valorização dos saberes que dela se desdobram, nos remetendo ao mundo simbólico do jogo poético-narrativo.
Foram desenvolvidas oficinas artísticas de criação da Literatura de Cordel e rodas de conversas com sujeitos da EJA das territorialidades Sussuarana Velha e Novo Horizonte que, de acordo com a divisão territorial da Razão de Estado, se configura como a “Grande Sussuarana”, bairro do município de Salvador, Bahia. Os sujeitos da EJA envolvidos nessas interações didáticas faziam parte da Escola Municipal Maria José Fonseca e da Escola Municipal Eraldo Tinoco, com idade entre 15 e 65 anos, sendo a maioria, adultos de 50 anos. Como resultado, reconheço que os “Palcos de Vivências” (que são as oficinas literárias) constituíram um espaço privilegiado de expressão criativa da linguagem do Cordel, de reflexões acerca da Diáspora Africana e compreensão dos impactos do racismo estrutural nas concepções do povo negro no Brasil.
Palavras-chave: Literatura de Cordel; Arte-educação; Racismo; EJA.
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