Cordel com Dendê na EJA:

analise das posturas racistas e da cultura afro-brasileira.

Autores

Palavras-chave:

Literaturas Negras; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Representatividade; Identidades negras., Ensino de arte. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas. Processos artísticos experienciais. Saberes experienciais.

Resumo

Este trabalho busca compreender como jovens e adultos conseguem afirmar nas composições textuais  do Cordel os aspectos do seu viver cotidiano, legado dos seus  patrimônios civilizatórios e reflexões acerca das relações étnico-raciais e os impactos do racismo nas existências da população negra. Analisa a importância da Literatura de Cordel como linguagem arte-educativa no processo de ensino-aprendizagem e como canal importante nas elaborações do conhecimento voltado para a valorização dos saberes que dela se desdobram, nos remetendo ao mundo simbólico do jogo poético-narrativo.

Foram desenvolvidas oficinas artísticas de criação da Literatura de Cordel e rodas de conversas com sujeitos da EJA das territorialidades Sussuarana Velha e Novo Horizonte que, de acordo com a divisão territorial da Razão de Estado, se configura como a “Grande Sussuarana”, bairro do município de Salvador, Bahia. Os sujeitos da EJA envolvidos nessas interações didáticas faziam parte da Escola Municipal Maria José Fonseca e da Escola Municipal Eraldo Tinoco, com idade entre 15 e 65 anos, sendo a maioria, adultos de 50 anos. Como resultado, reconheço que os “Palcos de Vivências” (que são as oficinas literárias) constituíram um espaço privilegiado de expressão criativa da linguagem do Cordel, de reflexões acerca da Diáspora Africana e compreensão dos impactos do racismo estrutural nas concepções do povo negro no Brasil.

 

Palavras-chave: Literatura de Cordel; Arte-educação; Racismo; EJA.

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Biografia do Autor

Sergio Ricardo Santos da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Salvador - SMED

Doutor e Mestre em Educação e Contemporaneidade, Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC), Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Psicopedagogo; Pedagogo; músico; Cordelista;Professor do ensino fundamental da Prefeitura Municipal de Salvador. Pesquisador do Programa Descolonização e Educação PRODESE/UNEB CNPQ e do TSPPP - Grupo de Pesquisa em Teoria Social e Projeto Político-pedagógico/UNEB.

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Publicado

2024-07-26

Como Citar

SANTOS DA SILVA, S. R. Cordel com Dendê na EJA: : analise das posturas racistas e da cultura afro-brasileira. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 110–128, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/18765. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 12 Relações Raciais na Educação de Jovens e Adultos (EJA): potencialidades, limites e desafios da implementação das leis nº 10.639/03 e 11.645/08