As Relações Étnico-Raciais na Educação de Jovens e Adultos

08 um olhar a partir de pesquisas acadêmicas

Autores

Palavras-chave:

EJA, relações étnico-raciais, educação, políticas educacionais

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar nas pesquisas acadêmicas brasileiras, como as relações étnico-raciais estão sendo abordadas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). De modo a ampliar as discussões sobre as questões que concerne a esse público. A pesquisa realizada foi de cunho qualitativo e bibliográfico, para coleta, organização e análise de dados foram utilizados os procedimentos do mapeamento na pesquisa educacional. A coleta de dados foi realizada no Google Acadêmico, nesta buscou-se por pesquisas que relacionassem a EJA com as relações étnico-raciais, atentando-se às discussões que estão sendo realizadas em prol de viabilizar as políticas para essa modalidade de ensino. Espera-se que as discussões acerca das relações étnico-raciais sejam potencializadas, objetivando quebrar estigmas no ensino da EJA, tendo em vista que essa modalidade possibilita que jovens e adultos que abandonaram a escola, possam alcançar uma formação que oportunize uma criticidade da sociedade, bem como reconhecer seus direitos e deveres, inseridos no contexto que compõe sua história. Os resultados apontaram que a Lei 10.639/2003, para além de ser inserida na escola, precisa ser debatida, para que os indivíduos conheçam suas histórias, possibilitando criar relações entre seu cotidiano e as vivências no contexto escolar.

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Biografia do Autor

Girlane da Silva dos Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Mestranda em Educação em Ciências e Matemática na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Especialista em Ensino de Matemática. Licenciada em Matemática. Membro do Grupo de estudos e pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC).

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Professora de ensino de Matemática no Centro de formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Docente pemanente dos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (UESC) e Educação Científica e Formação de Professores (UESB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC).

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Publicado

2024-07-26

Como Citar

SANTOS, G. da S. dos; MADRUGA, Z. E. de F. As Relações Étnico-Raciais na Educação de Jovens e Adultos: 08 um olhar a partir de pesquisas acadêmicas. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 146–164, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/18754. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 12 Relações Raciais na Educação de Jovens e Adultos (EJA): potencialidades, limites e desafios da implementação das leis nº 10.639/03 e 11.645/08