As Relações Étnico-Raciais na Educação de Jovens e Adultos
08 um olhar a partir de pesquisas acadêmicas
Palavras-chave:
EJA, relações étnico-raciais, educação, políticas educacionaisResumo
Este artigo tem por objetivo identificar nas pesquisas acadêmicas brasileiras, como as relações étnico-raciais estão sendo abordadas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). De modo a ampliar as discussões sobre as questões que concerne a esse público. A pesquisa realizada foi de cunho qualitativo e bibliográfico, para coleta, organização e análise de dados foram utilizados os procedimentos do mapeamento na pesquisa educacional. A coleta de dados foi realizada no Google Acadêmico, nesta buscou-se por pesquisas que relacionassem a EJA com as relações étnico-raciais, atentando-se às discussões que estão sendo realizadas em prol de viabilizar as políticas para essa modalidade de ensino. Espera-se que as discussões acerca das relações étnico-raciais sejam potencializadas, objetivando quebrar estigmas no ensino da EJA, tendo em vista que essa modalidade possibilita que jovens e adultos que abandonaram a escola, possam alcançar uma formação que oportunize uma criticidade da sociedade, bem como reconhecer seus direitos e deveres, inseridos no contexto que compõe sua história. Os resultados apontaram que a Lei 10.639/2003, para além de ser inserida na escola, precisa ser debatida, para que os indivíduos conheçam suas histórias, possibilitando criar relações entre seu cotidiano e as vivências no contexto escolar.
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