Educação e Desigualdades

mulheres negras e racismo em tempos de negacionismo

Autores

Palavras-chave:

Educação, desigualdades, mulheres negras, racismo, negacionismo

Resumo

O presenta artigo tem como objetivo: as trajetórias de mulheres negras na educação formal e as desigualdades enfrentadas em meio à desconstrução do racismo em tempos de pandemia de COVID 19 e negacionismo. Realizamos pesquisa utilizando o Google Acadêmico, visando encontrar artigos científicos com os seguintes termos: Educação, Desigualdade, Racismo, Mulheres Negras, publicados entre 2020 a 2022. Nossa questão inicial foi: como foi a trajetória escolar de mulheres negras e como elas enfrentaram o racismo e como as desigualdades impactaram em seu cotidiano nestes tempos de negacionismo? Para tanto, respaldamo-nos na revisão da literatura, tendo como base artigos já publicados, selecionados no Google Acadêmico, usando os termos já relatados acima. Debruçamo-nos sobre as contribuições de Almeida (2020), Davis (2016), Freire (1997, 2007), Gonzalez (2020a, 2020b), Munanga (2004), Pinsky e Pinsky (2021), Ribeiro (2019), Rollemberg e Cordeiro (2021), Slavutzky (2021), Vidal-Naquet (1988), dentre outras obras que colaboraram com bases teóricas para o estudo. Os resultados dos trabalhos permitem considerar que as diversas táticas adotadas pelas mulheres negras se constituem em saberes coletivos, pois são aprendizagens concretas transmitidas às novas gerações, nos diversos artigos lidos também localizamos a necessidade de mais ações por parte dos poderes públicos, como: a valorização dos negros, oferecimento de oportunidades de estudo em momentos alternativos, palestras educacionais com ações antirracistas nas escolas e fora delas, práticas de políticas públicas a fim de se combater as desigualdades e o negacionismo na esfera educacional e em toda a sociedade para com os negros e as negras.

 

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Biografia do Autor

Raphael Rodrigues Vieira Filho, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, Bahia

Professor Titular Pleno do DEDC I Salvador e do Professor Permanente do PPG Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras e Professor Permanente do PPG Educação e Contemporaneidade, ambos da UNEB, Doutor em História Social pela PUCSP e Pós-Doutor em Pesquisa pela Università degli Studi di Padova. Tem experiência em Pesquisa e Publicações nas Áreas de Manifestações Culturais Festivas Negras, História de Populações Negras, História da Educação de Populações Negras, Relações Raciais e Normalização de Trabalhos Acadêmicos.

Elisângela Carvalho Barbosa de Brito Marques, Mestre em Intervenção Educativa e Social (MPIES/UNEB)

Possui graduação em Licenciatura em Biologia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências; Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Cândido Mendes; Mestrado Profissional de Intervenção Educativa e Social como aluna Especial, pela Universidade Estadual da Bahia - UNEB, Serrinha Bahia; Membro do Grupo de Estudo Pesquisa em Educação, Religião, Cultura e Saúde ( GEPERCS ) da Universidade Estadual da Bahia. Professora Fundamental II - Espaço Educativo Pensar e Agir no município de Biritinga-Bahia;Experiência na área de Biologia Geral. Concluinte como aluna especial do Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia (PPGEduc/ UNEB. Com os componentes curriculares: Educação e Desigualdades e Análise do Discurso na Pesquisa em Educação. Aluna da Especialização em Biologia Molecular e Celular da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS em andamento. Concluinte do doutorado do Programa de Pós- Graduação do Programa de Modelagem e Ciência da Terra e Ambiente PPGM/ UEFS como aluna especial da disciplina: Sistemas Complexos e Ecossistemas Costeiros,. Ouvinte da Disciplina Geoquímica do Programa em Modelagem e Ciência da Terra. PPGM/UEFS.

 

Sandra Santos de Araújo, Mestra em Educação e Diversidade (MPED/UNEB)

Licenciada em Geografia (UNEB); Bacharela em Direito chancela (UFRB); Pós-Graduada em Gestão Pública Municipal (UNEB); Especialista em Gestão e Modernização Institucional da Segurança Pública(UFS); Mestra em Educação e Diversidade (UNEB); Membro do Grupo de Estudo e Leitura Formação Experiências e Linguagens (FEL/UNEB), Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre Gênero e Sexualidade (GLEIGS/UNEB); Professora e Pesquisadora da Educação Básica e Temática de Gênero, Sexualidade e Educação, Vice--Diretora de Educação de Jovens e Adultos ; Aluna especial número (999931350), com matrícula isolada no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no período de Agosto à Dezembro de 2022, nas disciplinas: (ED006) Educação e Desigualdade - Específica da LPq01; e (TEE105) Análise do Discurso na Pesquisa em Educação - optativa.

Referências

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Publicado

2024-07-26

Como Citar

VIEIRA FILHO, R. R.; MARQUES, E. C. B. de B.; ARAÚJO, S. S. de. Educação e Desigualdades : mulheres negras e racismo em tempos de negacionismo. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 46–60, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/18749. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 12 Relações Raciais na Educação de Jovens e Adultos (EJA): potencialidades, limites e desafios da implementação das leis nº 10.639/03 e 11.645/08