Educação e Desigualdades

mulheres negras e racismo em tempos de negacionismo

Autores

Palavras-chave:

Educação, desigualdades, mulheres negras, racismo, negacionismo

Resumo

O presenta artigo tem como objetivo: as trajetórias de mulheres negras na educação formal e as desigualdades enfrentadas em meio à desconstrução do racismo em tempos de pandemia de COVID 19 e negacionismo. Realizamos pesquisa utilizando o Google Acadêmico, visando encontrar artigos científicos com os seguintes termos: Educação, Desigualdade, Racismo, Mulheres Negras, publicados entre 2020 a 2022. Nossa questão inicial foi: como foi a trajetória escolar de mulheres negras e como elas enfrentaram o racismo e como as desigualdades impactaram em seu cotidiano nestes tempos de negacionismo? Para tanto, respaldamo-nos na revisão da literatura, tendo como base artigos já publicados, selecionados no Google Acadêmico, usando os termos já relatados acima. Debruçamo-nos sobre as contribuições de Almeida (2020), Davis (2016), Freire (1997, 2007), Gonzalez (2020a, 2020b), Munanga (2004), Pinsky e Pinsky (2021), Ribeiro (2019), Rollemberg e Cordeiro (2021), Slavutzky (2021), Vidal-Naquet (1988), dentre outras obras que colaboraram com bases teóricas para o estudo. Os resultados dos trabalhos permitem considerar que as diversas táticas adotadas pelas mulheres negras se constituem em saberes coletivos, pois são aprendizagens concretas transmitidas às novas gerações, nos diversos artigos lidos também localizamos a necessidade de mais ações por parte dos poderes públicos, como: a valorização dos negros, oferecimento de oportunidades de estudo em momentos alternativos, palestras educacionais com ações antirracistas nas escolas e fora delas, práticas de políticas públicas a fim de se combater as desigualdades e o negacionismo na esfera educacional e em toda a sociedade para com os negros e as negras.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Rodrigues Vieira Filho, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, Bahia

Professor Titular Pleno do DEDC I Salvador e do Professor Permanente do PPG Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras e Professor Permanente do PPG Educação e Contemporaneidade, ambos da UNEB, Doutor em História Social pela PUCSP e Pós-Doutor em Pesquisa pela Università degli Studi di Padova. Tem experiência em Pesquisa e Publicações nas Áreas de Manifestações Culturais Festivas Negras, História de Populações Negras, História da Educação de Populações Negras, Relações Raciais e Normalização de Trabalhos Acadêmicos.

Elisângela Carvalho Barbosa de Brito Marques, Mestre em Intervenção Educativa e Social (MPIES/UNEB)

Possui graduação em Licenciatura em Biologia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências; Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Cândido Mendes; Mestrado Profissional de Intervenção Educativa e Social como aluna Especial, pela Universidade Estadual da Bahia - UNEB, Serrinha Bahia; Membro do Grupo de Estudo Pesquisa em Educação, Religião, Cultura e Saúde ( GEPERCS ) da Universidade Estadual da Bahia. Professora Fundamental II - Espaço Educativo Pensar e Agir no município de Biritinga-Bahia;Experiência na área de Biologia Geral. Concluinte como aluna especial do Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia (PPGEduc/ UNEB. Com os componentes curriculares: Educação e Desigualdades e Análise do Discurso na Pesquisa em Educação. Aluna da Especialização em Biologia Molecular e Celular da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS em andamento. Concluinte do doutorado do Programa de Pós- Graduação do Programa de Modelagem e Ciência da Terra e Ambiente PPGM/ UEFS como aluna especial da disciplina: Sistemas Complexos e Ecossistemas Costeiros,. Ouvinte da Disciplina Geoquímica do Programa em Modelagem e Ciência da Terra. PPGM/UEFS.

 

Sandra Santos de Araújo, Mestra em Educação e Diversidade (MPED/UNEB)

Licenciada em Geografia (UNEB); Bacharela em Direito chancela (UFRB); Pós-Graduada em Gestão Pública Municipal (UNEB); Especialista em Gestão e Modernização Institucional da Segurança Pública(UFS); Mestra em Educação e Diversidade (UNEB); Membro do Grupo de Estudo e Leitura Formação Experiências e Linguagens (FEL/UNEB), Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre Gênero e Sexualidade (GLEIGS/UNEB); Professora e Pesquisadora da Educação Básica e Temática de Gênero, Sexualidade e Educação, Vice--Diretora de Educação de Jovens e Adultos ; Aluna especial número (999931350), com matrícula isolada no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no período de Agosto à Dezembro de 2022, nas disciplinas: (ED006) Educação e Desigualdade - Específica da LPq01; e (TEE105) Análise do Discurso na Pesquisa em Educação - optativa.

Referências

ALMEIDA, Silvo. Racismo Estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Editora Jandaíra, 2020.

ARRUDA, Dyego de Oliveira; SANTOS, Caroline Oliveira. A realidade das populações subalternizadas em tempos de COVID-19 no Brasil. HOLOS, [S. l.], v. 3, p. 1–18, 2021. DOI: 10.15628/holos.2021.11654. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11654. Acesso em 17 dez. 2023.

BANHAL, Alberto; NUNES, Nei Antonio; PAZETTO, Alexandre Zawak. Educação e emancipação: um olhar sobre as mulheres negras. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, [S. l.], v. 3, n. 2, p. e321201, 2022. DOI: 10.47820/recima21.v3i2.1201. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/1201. Acesso em: 5 dez. 2022

BARROS, Ricardo Paes de; FRANCO, Samuel; MACHADO, Laura Muller; ZANON, Daiane; ROCHA, Grazielly. Consequências da violação do direito à educação. Rio de Janeiro: Autografia; INSPER, 2021. Disponível em: https://www.insper.edu.br/wp-content/uploads/2022/03/Conseque%CC%82ncias-da-Violac%CC%A7a%CC%83o-do-Direito-a%CC%80-Educac%CC%A7a%CC%83o.pdf. Acesso em: 5 dez. 2022.

BATISTA, Luiz Miguel; FERREIRA, Juliana Aparecida de Oliveira Pereira; CUNHA, Virgínia Mara Próspero da; BUSSOLOTTI, Juliana Marcondes. A educação em favor da emancipação das mulheres negras. Revista Ciências Humanas, [S. l.], v. 13, n. 3, 2020. DOI: 10.32813/2179-1120.2020.v13.n3.a695. Disponível em: https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/695. Acesso em: 22 fev. 2023.

BRASIL. Senado Federal do Brasil. Constituição da república federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 10 jan. 2003. Disponível em: https://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/lei_10639_09012003.pdf. Acesso em: 5 dez. 2022.

CARDOSO, Cláudia Pons. Amefricanizando o feminismo: o pensamento de Lélia Gonzalez. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 965-986, set. 2014. ISSN 1806-9584. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/36757/28579. Acesso em: 11 nov. 2022.

CARNEIRO, Suelaine. Mulheres Negras na Educação: desafios para a sociedade brasileira. In: VIANNA, Cláudia; CARREIRA, Denise; LEÃO, Ingrid; UNBEHAUM, Sandra; CARNEIRO, Suelaine; CAVASIN, Sylvia. (Orgs.). Gênero e educação: fortalecendo uma agenda para as políticas educacionais. São Paulo: Ação Educativa; Cladem; Ecos; Geledés; Fundação Carlos Chagas, 2016. p. 121-186. Disponível em: https://generoeeducacao.org.br/wp-content/uploads/2016/12/generoeducacao_site_completo.pdf. Acesso em: 16 jan. 2023.

CRUZ, Samyra Rodrigues da. Uma análise sobre o cenário da fome no Brasil em tempos de pandemia do COVID-19. Pensata, [S. l.], v. 9, n. 2, 2021. DOI: 10.34024/pensata.2020. v9.11104. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ pensata/article/view/11104. Acesso em: 21 fev. 2023.

DAVIS, Ângela. Mulheres, raça e classe. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2016. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4248256/mod_resource/content/0/Angela%20Davis_Mulheres%2C%20raca%20e%20classe.pdf. Acesso em: 22 maio 2022.

FERREIRA, Fábio Alves. Subalternidade nas sociologias brasileira e indiana: um estudo

comparativo da obra de Jessé Souza e Gayatri Spivak. Aceno – Revista de Antropologia do Centro-Oeste, 7 (15): 273-290, set./dez. 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/aceno/article/download/8921/8022. Acesso em: 13 dez. 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1997.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 30. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

GENTILI, Pablo. O direito a Educação e as Dinâmicas de Exclusão na Américas. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 30, n. 109, p. 1059-1079, set./dez. 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000400006. Acesso em: 12 dez. 2022.

GONZALEZ, Lélia. A mulher negra na sociedade brasileira: Uma abordagem político-econômica. In: RIOS, Flávia; LIMA, Márcia (orgs.). Por um Feminismo Afro-Latino-Americano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio Janeiro: Zahar. 2020a.

Disponível em: https://mulherespaz.org.br/site/wp-8ontent/uploads/2021/06/feminismo-afro-latino-americano.pdf. Acesso em: 08 set. 2022.

GONZALEZ, Lélia. Cultura, etnicidade e trabalho: Efeitos linguísticos e políticos da exploração da mulher. In: RIOS, Flávia; LIMA, Márcia (orgs.). Por um Feminismo Afro-Latino-Americano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio Janeiro: Zahar. 2020b.

Disponível em: https://mulherespaz.org.br/site/wp-8ontent/uploads/2021/06/feminismo-afro-latino-americano.pdf. Acesso em: 08 set. 2022.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil. Estudos e Pesquisas: Informação Demográfica e Socioeconômica, n.41, 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101681_informativo.pdf. Acesso em: 09 jan. 2023

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades e Estados. 2017. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/bahia.html. Acesso em 09 jan. 2023

LIMA, Adaíles Aguiar; CUSTÓDIO, Elivaldo Serrão. Reflexões acerca da educação do negro no Brasil: um enfoque para a mulher negra. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 3, p. 1312–1332, set./dez. 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24i3.13990. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13990. Acesso em: 12 jan. 2023.

LIMA, Adaíles Aguiar; CUSTÓDIO, Elivaldo Serrão. Trajetórias socioeducacionais de mulheres negras no Amapá: rompendo relações de poder. TEIAS, RIO DE JANEIRO, v. 23, n. 70, p. 256-272, 2022. DOI: 10.12957/teias.2022.67238. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/67238. Acesso em: 12 jan. 2023.

LICONTI, Juliana Lima. Diário de Classe: performance autobiográfica em Juliana perspectiva Lima interseccional. In: SILVA, Ana Tereza Reis da. Vozes do pluriverso: práticas e epistemologias decoloniais e antirracistas em educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022. Disponível em: https://books.google.com.br/books/download/Vozes_do_pluriverso.pdf ?id=E22xEAAAQBAJ&hl=pt-BR&output=pdf&sig=ACfU3U0fkm-raoGF2Qxn87eaeAgPixdYVQ. Acesso em: 21 jan. 2023.

LIRA, Daniel Almeida; BARBOSA, Maria Valéria. Feminismo Negro, educação e interseccionalidade: as mulheres negras na Educação de Jovens e Adultos. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 33, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4653. Acesso em: 12 jan. 2023.

MANDELA, Nelson. 18 de julho - Dia Internacional Nelson Mandela. TV UNESP. Disponível em: https://tv.unesp.br/old/4739. Acesso em: 23 out. 2021.

MARQUES, Elisângela; CARNEIRO, Everton. Mulheres negras e Educação: estratégia pedagógica de enfrentamento o racismo. In: AMORIM, Ivonete Barreto; SANTOS, Francisca Eugenia dos (orgs.). Educação, sociedade e intervenção: perspectiva interdisciplinares entre pesquisas. Salvador-Bahia: EDUFBA, 2021.

MARQUES, Elisângela; CARNEIRO, Everton. Narrativas de Vidas das Idosas Negras da Comunidade Quilombola Maria de Juvêncio. Revista UFG, Goiânia. 2022, v.22: e22.742202. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/74220/39279. Acesso em: 12 jan. 2023.

MARQUES, Elisângela, ANDRADE, Maria Eurácia; ARAÚJO, Sandra Santos de. Trajetórias de Vida/ Escolarização de Mulheres Negras. Congresso Nordestino de Linguística Aplicada (I CONELA, Campina Grande, PB). Anais do I Congresso Nordestino de Linguística Aplicada (I CONELA) [livro eletrônico]. Panorama dos estudos teóricos e práticos em linguística aplicada / Vanderlei J. Zacchi... [et al.]. Aracaju: Ed. dos Autores, 2021. p. 556-568. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1YRg5GxH9Tkb6_WEb0Hp15HvDRBkrhivc/view. Acesso em: 12 jan. 2023.

MOREIRA, Adilson. Racismo recreativo. São Paulo: Editora Jandaíra, 2020.

MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. [BRANDÃO, André Augusto P. (org.)]. Programa de Educação sobre o negro na sociedade brasileira. Niterói: EDUFF, 2004. Disponível em: http://penesbi.uff.br/wp-content/uploads/sites/573/2019/02/Penesb-5-Texto-Kabenguele-Munanga.pdf. Acesso em: 21 out. 2008.

PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi. (orgs.). Novos combates pela História: Desafios Ensino. São Paulo: Contexto, 2021. Disponível em: https://filetools0.pdf24.org/client.php?mode=download&action=downloadJobResult&jobId=ocrPdf_25173414907b7ac3cdda3d2839bcd2cb. Acesso em: 05 out. 2022.

PRADO, Maria Lívia. Defesa do ensino de História nas escolas. In: PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi. (orgs.). Novos debates pela História: Desafios Ensino. São Paulo: Contexto, 2021. Disponível em: https://filetools0.pdf24.org/client.php?mode=download&action=downloadJobResult&jobId=ocrPdf_25173414907b7ac3cdda3d2839bcd2cb. Acesso em: 05 out. 2022.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Colección Sur Sur, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina: CLACSO, 2005, p. 117-142. Disponível em: https://biblioteca-repositorio.clacso.edu.ar/bitstream/CLACSO/14084/1/colonialidade.pdf. Acesso em: 23 out. 2023.

RACISMO é Burrice. Intérprete: Gabriel, o Pensador. Compositor: Gabriel [Coutinho], o Pensador. Produção: Liminha. Co-produção: Berna Ceppas. [2003] 2006. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MDaB8muAANc. Acesso em: 16 jul. 2022.

RIBEIRO, Djamila. Pequeno Manual Antirracista. 1. ed. São Paulo: Campanha das Letras, 2019.

RIBEIRO, Matilde. Mulheres negras em movimento: criações individuais e coletivas por vidas com dignidade e direitos. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 17, e2219374, 2022. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43092022000100401&lng=pt&nrm=iso. Acessos em: 12 jan. 2023.

ROCHA, Melina Sousa da. O Discurso Contra Colonial de Mestras de Axé: trajetórias de racismo religioso na educação e processo de resistência feminina. Revista Calundu, [S. l.], v. 4, n. 1, 2020. DOI: 10.26512/revistacalundu.v4i1.30644. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistacalundu/article/view/30644. Acesso em: 12 jan. 2023.

ROLLEMBERG, Denise; CORDEIRO, Janaina Martins. Revisionismo e negacionismo: controvérsias. História, histórias, v. 9, n. 17, jan./jun. 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/ 10.26512/rhh.v9i17.36429. Acesso em: 05 out. 2022.

SANTOS, Alessandra Barbosa. Mulheres Negras, Ensino Superior e Sucesso Profissional: enfrentando o racismo. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 143-173, 2021. DOI: 10.26694/caedu.v3i2.12185. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2377. Acesso em: 12 jan. 2023.

SILVA, Silvana Oliveira da; SANTOS, Sandra Maria Chaves dos; GAMA, Cíntia Mendes; COUTINHO, Giselle Ramos; SANTOS, Maria Elisabete Pereira dos; SILVA, Natanael de Jesus. A cor e o sexo da fome: análise da insegurança alimentar sob o olhar da interseccionalidade. Cadernos de Saúde Pública, v. 38, n. 7; e00255621, jul./2022. doi: 10.1590/0102-311xpt255621. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/ MQHNQz5GH9NmxjZpFm3zC3r/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 jan.2023.

SILVA, Tatiana Dias. Mulheres negras, pobreza e desigualdade de renda. In: MARCONDES. Mariana Mazzini; PINHEIRO, Luana; QUEIROZ, Cristina; QUERINO, Ana Carolina; VALVERDE, Danielle. Dossiê mulheres negras: retrato das condições de vida das mulheres negras no Brasil. Brasília, IPEA, 2013. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/3039/1/Livro-Dossi%C3%AA_mulheres_negras-retrato_das_condi%C3%A7%C3%B5es_de_vida_das_mulheres_negras_no_Brasil. Acesso em: 12 jan. 2023.

SILVEIRA, Jucimeri Isolda; NASCIMENTO, Sergio Luiz; ZALEMBESSA, Simões. Colonialidade e decolonialidade na crítica ao racismo e às violações: para refletir sobre os desafios educação em direitos humanos. Educar em Revista, v. 37, p. e71306, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/X3D3CtSHRk4kKkTfC9HGbHF/?Format= pdf&lang=pt Acesso em: 12 jan.2023.

SLAVUTZKY, Abrão. Apresentação. In: NOGUEIRA, Isildinha Baptista. A cor do Inconsciente. Significações do corpo negro. 1. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2021.

SOUZA, Neusa Santos. Tornar-se negro: ou as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. 2. ed. Rio de Janeiro, 1983.

VIDAL-NAQUET, Pierre. Os assassinos da memória: um Eichmann de papel e outros ensaios sobre o revisionismo. Campinas, SP: Papirus, 1988

Downloads

Publicado

2024-07-26

Como Citar

VIEIRA FILHO, R. R.; MARQUES, E. C. B. de B.; ARAÚJO, S. S. de. Educação e Desigualdades : mulheres negras e racismo em tempos de negacionismo. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 46–60, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/18749. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê 12 Relações Raciais na Educação de Jovens e Adultos (EJA): potencialidades, limites e desafios da implementação das leis nº 10.639/03 e 11.645/08