Educação e Desigualdades
mulheres negras e racismo em tempos de negacionismo
Palavras-chave:
Educação, desigualdades, mulheres negras, racismo, negacionismoResumo
O presenta artigo tem como objetivo: as trajetórias de mulheres negras na educação formal e as desigualdades enfrentadas em meio à desconstrução do racismo em tempos de pandemia de COVID 19 e negacionismo. Realizamos pesquisa utilizando o Google Acadêmico, visando encontrar artigos científicos com os seguintes termos: Educação, Desigualdade, Racismo, Mulheres Negras, publicados entre 2020 a 2022. Nossa questão inicial foi: como foi a trajetória escolar de mulheres negras e como elas enfrentaram o racismo e como as desigualdades impactaram em seu cotidiano nestes tempos de negacionismo? Para tanto, respaldamo-nos na revisão da literatura, tendo como base artigos já publicados, selecionados no Google Acadêmico, usando os termos já relatados acima. Debruçamo-nos sobre as contribuições de Almeida (2020), Davis (2016), Freire (1997, 2007), Gonzalez (2020a, 2020b), Munanga (2004), Pinsky e Pinsky (2021), Ribeiro (2019), Rollemberg e Cordeiro (2021), Slavutzky (2021), Vidal-Naquet (1988), dentre outras obras que colaboraram com bases teóricas para o estudo. Os resultados dos trabalhos permitem considerar que as diversas táticas adotadas pelas mulheres negras se constituem em saberes coletivos, pois são aprendizagens concretas transmitidas às novas gerações, nos diversos artigos lidos também localizamos a necessidade de mais ações por parte dos poderes públicos, como: a valorização dos negros, oferecimento de oportunidades de estudo em momentos alternativos, palestras educacionais com ações antirracistas nas escolas e fora delas, práticas de políticas públicas a fim de se combater as desigualdades e o negacionismo na esfera educacional e em toda a sociedade para com os negros e as negras.
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Referências
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