Caminhos e possibilidades para o Atendimento Educacional Especializado de jovens e adultos
Palavras-chave:
Prática Educativa, Atendimento Educacional Especializado, Educação de Jovens e AdultosResumo
O propósito deste estudo é examinar a relação entre a Educação Especial e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), destacando a abordagem pedagógica freireana como um potencial meio para conduzir jovens e adultos com deficiência na direção de sua emancipação sócio-acadêmica. Para isso, inicialmente, realizaremos uma análise histórica das normas e regulamentos que fundamentaram a Educação Especial no Brasil, concentrando-nos, especialmente, no seu principal componente de intervenção, o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Posteriormente, discutiremos sobre as especificidades dos indivíduos que atualmente integram a EJA, dentre eles estão os jovens e adultos com deficiência. A partir dessas análises e discussões, apresentaremos a visão freireana de prática educativa e como ela pode revelar-se como um caminho propício para a emancipação sócio-acadêmica dos educandos da EJA no contexto do AEE. Baseamos nossa abordagem teórica principalmente nos trabalhos do educador Paulo Freire e nas diretrizes legais e normativas relacionadas à Educação Especial e a EJA. Em síntese, conclui-se que a prática educativa do profissional do AEE deve ser centrada na emancipação dos educandos, valorizando suas capacidades, estimulando suas potencialidades e buscando uma formação em prol de transformações sociais com vistas a uma sociedade mais inclusiva e democrática.
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