Caminhos e possibilidades para o Atendimento Educacional Especializado de jovens e adultos

Autores

Palavras-chave:

Prática Educativa, Atendimento Educacional Especializado, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

O propósito deste estudo é examinar a relação entre a Educação Especial e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), destacando a abordagem pedagógica freireana como um potencial meio para conduzir jovens e adultos com deficiência na direção de sua emancipação sócio-acadêmica. Para isso, inicialmente, realizaremos uma análise histórica das normas e regulamentos que fundamentaram a Educação Especial no Brasil, concentrando-nos, especialmente, no seu principal componente de intervenção, o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Posteriormente, discutiremos sobre as especificidades dos indivíduos que atualmente integram a EJA, dentre eles estão os jovens e adultos com deficiência. A partir dessas análises e discussões, apresentaremos a visão freireana de prática educativa e como ela pode revelar-se como um caminho propício para a emancipação sócio-acadêmica dos educandos da EJA no contexto do AEE. Baseamos nossa abordagem teórica principalmente nos trabalhos do educador Paulo Freire e nas diretrizes legais e normativas relacionadas à Educação Especial e a EJA. Em síntese, conclui-se que a prática educativa do profissional do AEE deve ser centrada na emancipação dos educandos, valorizando suas capacidades, estimulando suas potencialidades e buscando uma formação em prol de transformações sociais com vistas a uma sociedade mais inclusiva e democrática.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-20

Como Citar

RIBEIRO, R.; CARLA DA HORA CORREIA, P. Caminhos e possibilidades para o Atendimento Educacional Especializado de jovens e adultos. Revista Internacional de Educação de Jovens e Adultos, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 188–201, 2023. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rieja/article/view/18450. Acesso em: 21 dez. 2024.